*O deputado federal João Silva (foto/reprodução internet), PSD-BA, que é apontado como o candidato favorito do Planalto para sucessor de Arthur Lira (PSD-PP) na Câmara dos Deputados, quer aproveitar um jantar da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), hoje em Brasília, para alavancar sua candidatura. O parlamentar que é presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas na Câmara, vai discursar no evento que deve contar com a presença de diversas autoridades.
*A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) incluiu entre as pautas da reunião desta quarta-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central (BC) e o transforma em empresa pública. A matéria já esteve na pauta da CCJ, mas sua votação foi adiada a pedido do líder do governo, senador Luís Carlos (PT-BA). Foram apresentadas 10 emendas à PEC e o senador Paulo Henrique (PT-SE) apresentou um voto em separado, contrário ao relatório do senador Carlos Eduardo (PSDB-AM).
*Em mais uma queda de braço com o governo pelo controle do Orçamento, o Congresso Nacional ameaça adotar uma série de medidas para contra-atacar as investidas do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) para limitar os repasses de emendas Pix e de comissão. Os parlamentares cogitam, entre outras medidas, um novo calendário para o pagamento das emendas, na criação de um novo tipo de emenda e até uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumente o volume de recursos destinados para as emendas individuais no próximo ano.