*Quem está celebrando seu dia de nascimento nesta segunda-feira é o empresário e presidente do Sindpas e diretor da Gontijo, Luís Carlos Gontijo. (Foto de 2017: Rubens Lessa de Carvalho e Maria do Carmo Prates com a filha Ana Luísa, Marcia e o aniversariante Luiz Carlos Gontijo)
*O problema fiscal não é exclusivo do Brasil, segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que entende que esse é um problema global. Segundo ele, temos “um problema grande. Tem um mundo que está muito endividado pós-pandemia. Se pensar coletivamente, o mundo gastou pouco menos de 20% do PIB global na pandemia”. Campos Neto está de recesso e passou o cargo para Gabriel Galípolo, que passa a assumir definitivamente a presidência do BC em janeiro.
* O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou uma nova lei que adia o início do pagamento do IPVA no estado. Publicada no Diário Oficial, a nova legislação entrará em vigor em 2025, permitindo que o tributo seja quitado em parcela única no mês de fevereiro ou dividido em até três parcelas, com vencimentos em fevereiro, março e abril.
* O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou as tarifas injustas para que os navios americanos passem pelo Canal do Panamá e ameaçou exigir que Washington retome o controle da passagem estratégica. Segundo Trump, “nossa Marinha e comércio têm sido tratados de forma muito injusta e imprudente. As taxas cobradas pelo Panamá são ridículas”.