*O presidente Lula aguarda uma videoconferência que ocorrerá no fim de semana entre o chanceler Mauro Vieira (foto/reprodução internet) e seus pares de Colômbia e México para estabelecer os próximos passos sobre a Venezuela. O Brasil tem sido pressionado a se posicionar em relação ao resultado da eleição, em que Nicolás Maduro afirma ter vencido.
* O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu 82 processos disciplinares contra magistrados e 35 afastamentos de juízes envolvidos em irregularidades nos últimos dois anos. O período é relativo à gestão do ministro Luís Felipe Salomão na Corregedoria-Nacional de Justiça. Salomão deixa o posto no próximo dia 22 para assumir o mandato de vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que passará a ser comandado por ele e pelo novo presidente, ministro Herman Benjamin.
*Desde 2021, o governo autorizou 24 empresas a construírem 45 ferrovias, mas os projetos não saíram do papel. Os projetos somam R$ 225 bilhões em investimentos privados. A justificativa para essa situação é a falta de regulamentação que dê mais segurança jurídica para as empresas, além da ausência de licenças ambientais.