As marcas mais lembradas pelos consumidores investem em ações que fortalecem o branding, o marketing e a comunicação. Elas estreitam o relacionamento com o público, oferecendo experiências que vão além do produto. Dessa forma, geram conexão com os clientes, associando a marca à qualidade, credibilidade e emoções positivas.

Uma pesquisa da Timelens, chamada “Future-Proof Score 2024”, revelou que as 30 marcas mais preparadas para o futuro no Brasil se destacam pela fidelidade ao propósito. As cinco primeiras colocadas – Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú – investem em inovação tecnológica e visão de longo prazo.

Com base nesse cenário, cinco especialistas do mercado listaram as ações que serão tendência em 2025 para as marcas se tornarem ainda mais relevantes. Acompanhe!

ESG e branding regenerativo

Primeiramente, a visão ESG (Environmental, Social and Governance) precisa estar integrada ao branding da marca. “Práticas com foco em ESG tem se intensificado e o tema foi se tornando cada vez mais estratégico, principalmente para marcas”, explica Isabel Sobral, sócia e diretora de ESG & Negócios Sustentáveis da FutureBrand São Paulo.

As empresas devem assumir um papel de destaque na agenda de transformação socioambiental. “Em 2025 o mercado brasileiro deve estar cada vez mais atento a setores que desenvolvem agendas de impacto social e ambiental, com foco em um futuro mais sustentável e regenerativo para a sociedade como um todo”, completa Sobral.

Endomarketing e cultura organizacional

Além disso, estratégias de endomarketing são importantes para construir uma cultura organizacional sólida. “Investir em programas de bem-estar e comunicação não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários”, aponta Igor Vazzoler, CEO da Progic.

O endomarketing, além de essencial para campanhas preventivas, permite uma melhor comunicação com os funcionários. “É fundamental que as empresas desenvolvam políticas de inclusão e transparência em liderança e liderados”, afirma Vazzoler.  

Ademais, os consumidores buscam personalização e experiências únicas com as marcas. “Com o avanço da inteligência artificial e tecnologias inovadoras, as empresas poderão oferecer soluções sob medida, baseadas no comportamento e nas interações dos clientes em sites e apps”, comenta Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação.

Ferramentas como vídeos imersivos, enquetes e realidades virtual e aumentada tornam as interações mais dinâmicas, promovendo maior engajamento. “A IA será crucial para uma experiência mais personalizada e eficiente. É até nostálgico pensar que, assim como no filme ‘As Patricinhas de Beverly Hills’, nos anos 90, as pessoas poderão sentir ou experimentar um produto antes de comprá-lo, elevando as taxas de satisfação”, completa Fernandes.

Ferramentas para otimizar o trabalho

Outro ponto relevante é que o time de marketing lida com muitas demandas. “Para 2025, a adoção de ferramentas especializadas nos processos criativos dos times de marketing será um diferencial crucial para o setor”, afirma Victor Dellorto, CEO da Deskfy. Centralizar tarefas, agilizar briefings e organizar os arquivos em um só lugar facilita os fluxos rotineiros.

“As ferramentas especializadas ajudam a promover um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de trazer dados sobre a eficiência desses times. Entregar para a tecnologia o operacional enquanto a equipe foca na estratégia será um grande diferencial competitivo e um fator decisivo para o sucesso da marca”, explica Dellorto.

Comunicação baseada em dados

Finalmente, a comunicação de massa está se tornando menos efetiva. “Por isso, a comunicação de massa se torna cada vez mais um tiro no escuro quando falamos de marketing e relacionamento com o público, e os vistosos números de awareness dessas campanhas já não podem ser usados para traduzir seu sucesso ou fracasso”, explica Beatriz Oliveira, Coordenadora de Conteúdo do Museu da Diversidade Sexual.

Uma comunicação baseada em dados e no conhecimento do público é fundamental. “Com esses dados em mãos, é possível trabalhar com campanhas menores, melhor direcionadas e que dialoguem de fato com quem a marca quer falar. Você conhece seu público, e seu público conhece você, somente dessa forma ele pode te reconhecer e escolher em meio a multidão de anúncios genéricos por aí”, finaliza Oliveira.

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Last Update: 11/02/2025