Ana Luiza Silva Veiga (25), aluna de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) que confessou ter desviado R$ 920 mil do fundo da formatura de colegas, foi condenada nesta terça (2) por estelionato. O caso foi julgado pela 7ª Vara Criminal da Capital, que estabeleceu uma pena de cinco anos de reclusão.
A Justiça ainda determinou que ela pague indenização às vítimas do desvio no mesmo valor dos prejuízos causados. Cabe recurso e o advogado que representa a estudante, João Pedro Silva, afirma ainda não ter ciência da decisão.
O juiz Paulo Eduardo Balbone Costa, responsável pela decisão, afirmou que ela se aproveitou do posto de presidente da comissão de formatura para exigir que a empresa que organizava o evento transferisse os pagamentos para uma conta bancária sua, omitindo o depósito dos colegas e “obtendo lucro para si”.
O caso foi denunciado em janeiro de 2023. Na ocasião, ela afirmou que investiu o dinheiro da formatura em uma corretora e teria levado um golpe. Posteriormente, alegou que fez aplicações em investimentos mas perdeu o valor por não ter conhecimento em finanças e que jogou na loteria para tentar recuperá-lo.
A investigação da polícia apontou que ela utilizou parte do dinheiro para cobrir despesas pessoais. Ana Luiza recebeu no total nove transferências da empresa “Ás Formaturas”, que, a pedido dela, repassava os valores para suas contas.
A própria empresa foi alvo de investigação do Procon e afirmou ao órgão que realizaria um evento sem custo extra para os formandos.
Chegamos ao Blue Sky, clique aqui.
Siga nossa nova conta no X, aqui.
Participe de nosso canal no WhatsApp, aqui.
Entre em nosso canal no Telegram, aqui.