As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam nesta quarta-feira (02). A segunda edição garantirá que as mulheres tenham a mesma quantidade de vagas que os homens.
A decisão de chamar o mesmo número de mulheres e homens para a segunda etapa do Concurso Público foi tomada após os resultados da primeira fase, no ano passado, quando mesmo que as mulheres tenham sido maioria entre os inscritos, elas foram minorias em 7 das 8 áreas dos concursos.
Na área de tecnologia, dados e informação, por exemplo, as mulheres ocuparam somente 8,4% das vagas dos aprovados. E em boa parte das demais áreas, as mulheres não ocuparam nem 1/3 das vagas disponíveis. A exceção foi o bloco de educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos, no qual as mulheres obtiveram 60,3% dos cargos.
Além disso, em novas políticas afirmativas, as cotas este ano estarão divididas em 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência.
Nesta etapa do CNU, haverá 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos públicos. Desse total, 2.480 são vagas imediatas e 1.172 para provimento a curto prazo.
As provas objetivas serão realizadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados do país e Distrito Federal. Em segunda fase, a prova discursiva será feita no dia 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro de 2026.
As inscrições começam nesta quarta (02) e irão até o dia 20 de julho. Também a partir de amanhã até o próximo dia 8 de julho, os inscritos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.