Virginia Fonseca tem mais de 53 milhões de seguidores no Instagram. Foto: reprodução

Virginia Fonseca, uma das influencers mais conhecidas do Brasil, surpreendeu os fãs ao anunciar o fim de seu casamento com o cantor Zé Felipe, filho de Leonardo, após cinco anos juntos. A notícia foi divulgada na noite de terça-feira (27), por meio das redes sociais do casal, que tem três filhos: Maria Alice, de 3 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de seis meses.

A grande repercussão em torno da separação de Virginia evidencia como sua fama se construiu em cima de uma imagem cuidadosamente produzida, que muitas vezes prioriza o sensacionalismo e a exposição pessoal em detrimento de conteúdos relevantes. Esse tipo de celebridade se apoia na superficialidade e em estratégias de autopromoção que exploram a vida privada para manter o público engajado. Mas como ela, que possui mais de 100 milhões de seguidores nas redes sociais, ficou tão famosa?

Quem é Virginia

A influenciadora nasceu na cidade de Danbury, em Connecticut, nos Estados Unidos. Após três anos, mudou-se para o Brasil, quando sua família optou por morar em Governador Valadares, Minas Gerais. Virginia é filha de Maria Margareth Pimenta Serrão, brasileira, e do luso-americano Mário Constantino Serrão.

Mesmo com a nacionalidade estadunidense, ela nunca morou nos Estados Unidos depois disso e aprendeu a falar o idioma de seu país natal. “Eu nasci nos EUA e não consigo [falar inglês]. Eu sou norte-americana e só sei falar ‘hi’ e ‘bye’ (oi e tchau)”, revelou durante participação no programa Sabadão, do SBT.

Virginia fez alguns cursos para aprender inglês, mas nenhum serviu, segundo ela mesma. A influenciadora já retornou várias vezes aos Estados Unidos para viagens de lazer e possui uma mansão em Orlando, na Flórida, onde a família passou férias.

Aos 16 anos, ela morou quase um ano em Portugal, mas voltou ao Brasil e se estabeleceu em Londrina, Paraná, onde iniciou sua carreira na internet com vídeos no YouTube, sendo inicialmente coadjuvante nos vídeos do influenciador e empresário Pedro Rezende, conhecido como RezendeEvil, seu ex-namorado.

Na época, o youtuber era criticado pela forma como tratava a então namorada nos vídeos e nas redes sociais. Seguidores acusavam Rezende, um dos percussores da carreira no Brasil, de expor Virginia com closes exagerados em partes íntimas e pelo jeito grosseiro de lidar com as “burrices” da companheira. A vida dos dois era toda documentada em vídeos que viralizavam no canal de Rezende no YouTube, incluindo o vídeo sobre a separação.

Rezende e Virginia anunciaram o fim do relacionamento em vídeo no YouTube. Foto: reprodução

Fórmula do sucesso

Com mais de 53 milhões de seguidores no Instagram, Virginia Fonseca hoje é um fenômeno de audiência, superando nomes como Neymar e Juliette em engajamento, que é a interação dos seguidores com o conteúdo postado.

“A Virgínia é um fenômeno de engajamento, tanto quanto a Juliette. O que é muito interessante é que a Juliette acabou de passar o Neymar em relação ao engajamento. O jogador tem 152 milhões de seguidores, mas se formos analisar a quantidade de interação em conteúdo, os três são bem parecidos. Você vê postagem que variam em 2 a 5 milhões de curtidas”, explicou Pedro Valério, especialista em marketing digital, ao Metrópoles.

Valério destaca que o público da influencer é majoritariamente feminino, com 85% dos seguidores sendo mulheres. “Isso mostra que a linguagem e nicho são poderosos para engajamento. Quando se tem um público muito forte de um gênero, faixa etária ou localidade, e que fala a língua do público, tende a ter mais engajamento. Ela fala com o público exato, e isso não amorna a comunicação”, disse.

Diogo Miloni, gerente de marketing da Beyoung, parceira comercial da influenciadora, ressaltou a autenticidade de Virginia: “Já faz alguns anos que Beyoung está com a Virgínia e desde o começo percebi que ela tinha algo diferente. Ela se forjou no YouTube e isso se reflete na facilidade dela de criar conteúdo. Ela gosta muito do que faz e acho que esse é o segredo para o sucesso que ela tem. Faz com facilidade porque faz com verdade”.

O analista também elogiou a espontaneidade da influencer, principalmente na forma como ela promove produtos: “Nos stories, ela sempre valoriza os produtos da marca e traz sua experiência de usuária”.

Filhos de Virginia e Zé Felipe fazem parte de campanhas publicitárias. Foto: reprodução

Filhas e “publis” 

O impacto da maternidade no engajamento também é destacado. Em 24 horas após o parto da filha Maria Alice, Virginia alcançou 10 milhões de visualizações nos stories do Instagram, um número que superou a audiência de canais tradicionais como Record, SBT e Band no mesmo período.

Miloni afirmou que “a maternidade fortaleceu o fenômeno de engajamento dela e agora a projeção de crescimento é das mais otimistas. Ainda vamos ouvir falar muito dessa menina”.

Priscilla Jaffé, CEO da Jaffé Produções, aponta que o sucesso da influenciadora está na autenticidade e na frequência da produção de conteúdo: “Ela grava a vida dela inteira com muita verdade. Assista uma semana dos stories dela e depois me conta se você não vai se sentir próximo”.

Além disso, destaca a inteligência estratégica para lançamentos: “Ela consegue instigar o público, gerar buzz e curiosidade. Uma produção de conteúdo contínua, comunidade engajada e alta taxa de conversão. Esses fatores deixam qualquer contratante feliz”.

Virginia durante seu depoimento na CPI das Bets. Foto: reprodução

Patrimônio milionário

Virginia e Zé Felipe construíram um patrimônio milionário durante o casamento, com mansão, carros de luxo, jatinhos e empresas. Eles possuem uma holding para registrar esses bens, incluindo um avião comprado recentemente, avaliado em cerca de R$ 30 milhões.

Como o regime do casamento foi comunhão parcial de bens, os bens adquiridos durante a união deverão ser divididos. Até o momento, não há detalhes oficiais sobre como a divisão será feita, mas a expectativa é que envolva negociações complexas.

Além das publicidades milionárias para casas de jogos de apostas, conhecidas como bets, Virginia é criadora da marca de produtos estéticos WePink que, segundo ela, faturou mais de R$ 750 milhões no último ano. A empresa, no entanto, também é alvo de polêmicas como as maquiagens de qualidades questionáveis e o lançamento de um body splash, perfume corporal, que viralizou pelo cheiro ruim.

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Last Update: 28/05/2025