Como será a relação entre Brasil e EUA na visão de Celso Amorim, conselheiro de Lula

Lula e Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais da Presidência Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, demonstrou esperança de que as relações entre Brasil e Estados Unidos, sob a presidência de extrema-direita de Donald Trump, sejam marcadas por “pragmatismo e respeito mútuo”, segundo Bela Megale, no jornal O Globo. A expectativa é baseada na experiência passada de Lula com o presidente George W. Bush, indicando que interesses pragmáticos podem superar diferenças ideológicas.

Os EUA são um dos principais parceiros comerciais do Brasil, sendo o segundo maior importador de produtos brasileiros. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também corrobora essa visão, enfatizando que as relações bilaterais são de Estado, acima de questões partidárias.

Um ponto de tensão potencial é a regulação das big techs e redes sociais. A proximidade de Trump com o X, de Elon Musk, e a Meta, de Mark Zuckerberg, e suas plataformas levanta preocupações no Brasil sobre a disseminação de desinformação, especialmente com a proximidade das eleições.

De volta ao poder nos EUA, Trump é próximo a Bolsonaro. Foto: Alan Santos

A posse de Trump promete ser um evento simbólico, com mais de 30 parlamentares bolsonaristas planejando comparecer em Washington.

Lula, no entanto, não foi convidado, já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alegou receber um convite, mas não pôde viajar por ser investigado por uma trama golpista, o que culminou na retenção de seu passaporte. Trump, quebrando a tradição, convidou apenas outros líderes de direita, como Javier Milei da Argentina e Georgia Meloni da Itália.

Apesar das reservas anteriores, Lula adotou um tom diplomático ao parabenizar Trump por sua vitória, desejando “sorte e sucesso” ao novo governo. Isso contrasta com suas declarações anteriores de apoio a Kamala Harris, onde expressou preocupações sobre o ressurgimento do fascismo e nazismo sob nova aparência.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Como as deportações em massa de Trump podem acontecer silenciosamente

Próximo Artigo

“Qualquer um pode fugir”, diz Bolsonaro sobre proibição de viajar aos EUA

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!