A pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) revela o impacto das disputas e representatividades políticas estaduais na corrida presidencial de 2026.
Nas perguntas específicas das possíveis candidaturas de Luís Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e demais candidatos nos estados, o presidente tem em Pernambuco (68% dizem votar em Lula) e na Bahia (65%) sua principal base eleitoral, ao mesmo tempo que Paraná e Goiás são os que entregam pequena maioria de votos a Bolsonaro (47%, contra 46% a Lula em ambos estados).
Não é coincidência que o estado que dá maior apoio eleitoral a Lula, Pernambuco, é também o que mais valoriza a proximidade do seu representante local, a governadora Raquel Lyra (PSDB), com o atual presidente. Em todos os estados, contudo, essa boa relação entre governador e presidente é valorizada pelos eleitores.
Na Bahia também ocorre o mesmo fenômeno. A boa relação do governo estadual com o presidente Lula ajuda na imagem de Jerônimo Rodrigues (PT), ao mesmo tempo que a aliança deve favorecer a candidatura do PT em 2026.
Uma das possíveis cartas da direita para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu boas avaliações dos paulistanos, com baixa rejeição (13%), e um governo considerado ótimo e bom para 37% e regular para mais 37%.
Além disso, mesmo tendo uma queda da imagem na Segurança Pública, Tarcísio não teve uma piora na sua avaliação de forma geral e ainda segue como carta para candidatura presidencial.