Como o X tenta convencer Moraes a rever o bloqueio do perfil de Zambelli

A rede social X (ex-Twitter) apresentou ao Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira 9, um recurso contra decisão que mandou suspender os perfis ligados à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na plataforma.

Os advogados da rede social pediram que o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, reconsidere a determinação e sugere como alternativa a remoção apenas de conteúdo específico — não o bloqueio integral das contas ligadas à parlamentar. O bloqueio total, argumentou o X, seria “desproporcional”.

“Repita-se: o bloqueio integral impede a veiculação de qualquer espécie de conteúdo pelos usuários em questão, mesmo que eventualmente lícito e revestido de interesse público — o que carece de proporcionalidade, em especial, tendo em vista que a solução possível e prevista para excessos e ofensas no sistema constitucional brasileiro é a remoção específica do material infringente”.

Moraes mandou suspender os perfis após Zambelli fugir do País, em maio, para evitar o cumprimento da condenação a 10 anos de prisão no STF. A sentença diz respeito à invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.

Outras big techs, como Gettr, Meta, Linkedin, TikTok e Telegram, também foram intimidas a bloquear as redes da deputada.

No último sábado, o magistrado determinou o início imediato do cumprimento da pena pela parlamentar. Ela é considerada foragida pela Justiça e seu nome já foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

Artigo Anterior

Moraes começa a interrogar Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe nesta segunda (9); confira a ordem dos depoimentos

Próximo Artigo

Crise climática: Parlasul acata sugestão de Bohn Gass e recomenda que países fortaleçam comitês de Bacias

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!