Uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) aponta que 13% dos eleitores votariam em um candidato desconhecido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano, enquanto 32% disseram que talvez votariam.
Segundo o levantamento, 12% dos entrevistados votariam em um nome desconhecido apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 24% afirmam que talvez votariam.
A pesquisa também indicou que 50% dos entrevistados gostariam que o próximo prefeito de São Paulo seja independente, sem alianças com Lula ou Bolsonaro.
Ainda segundo a pesquisa, 20% dos eleitores preferem um candidato aliado de Lula, enquanto 19% gostariam de um prefeito ligado a Bolsonaro. 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Na disputa pela prefeitura paulista, o petista apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), enquanto o ex-presidente já manifestou seu apoio à reeleição de Ricardo Nunes (MDB).
A pesquisa também analisou a tendência de voto dos eleitores que apoiaram Lula e Bolsonaro nas eleições de 2022. Entre os que votaram em Bolsonaro, 34% disseram que votaram em Nunes, 20% em Pablo Marçal e 17% em Datena. Entre os eleitores de Lula, 37% apoiam Boulos, 18% Datena e 15% Nunes.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 1.002 eleitores de 16 anos ou mais na capital paulista entre sábado (22) e quarta-feira (26). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.