“Por que você se sente comprometido com sua empresa atual? Você recomendaria seu local de trabalho a um amigo?” As respostas às essas perguntas muitas vezes se resumem aos benefícios oferecidos, como salários e convênios. No entanto, um fator mais profundo influencia essas respostas: você se sente bem no ambiente de trabalho?
De acordo com uma pesquisa da Microsoft em 2021, 18% das pessoas pediram demissão por não estarem mais alinhadas com suas prioridades no trabalho. Além disso, uma pesquisa da Gallup deste ano revelou que 44% dos colaboradores em todo o mundo se sentem estressados no trabalho. Um ambiente de trabalho positivo pode prevenir problemas de saúde e pessoais que afetam tanto os funcionários quanto a empresa.
Fernando Sapata, Diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento, enfatiza a importância do bem-estar no trabalho. “Quando um funcionário sente que pertence à empresa, ele está encantado. Seus ideais pessoais estão alinhados aos da corporação, criando um ambiente harmonioso. A empresa vê seus colaboradores como seres humanos, com necessidades e sonhos”, explica.
O que significa ser encantado?
Ser encantado envolve humanização e foco no ecossistema interno da empresa. Trata-se de um branding corporativo voltado para os funcionários, comunicando práticas e valores de forma clara. “Um líder precisa ver o liderado como um ser humano. Qual é o sonho dessa pessoa? O papel do gestor é encontrar maneiras de realizá-lo”, diz Sapata.
Uma abordagem eficaz é envolver toda a equipe em decisões importantes, como em reuniões de criação e implementação de produtos. “Todos os funcionários têm experiências valiosas. Suas perspectivas são importantes para o sucesso do produto”, ressalta Sapata.
Transformar a empresa em um lugar onde as pessoas se sintam valorizadas pelo que são, e não apenas pelo cargo que ocupam, é essencial. A seguir, Fernando Sapata lista dicas para alcançar esse objetivo:
1. Ferramentas para medir a satisfação
“Medições de satisfação e encantamento podem ser feitas com pesquisas NPS, garantindo o anonimato. Realizar esses questionários regularmente ajuda os gestores a identificar e trabalhar com os pontos fracos”, diz Sapata.
2. Orientação do time executivo
“É importante que um membro do time executivo entre em contato diretamente em caso de feedback negativo. Existem três tipos de NPS: colaborador, cliente e parceiro. Investigando o feedback na fonte, a empresa pode se preparar melhor para resolver os problemas apontados”, orienta Sapata.
3. Ir além do básico
“Pagar salários em dia e tratar os funcionários com respeito é o mínimo. Demonstrar atenção às necessidades dos colaboradores aumenta a satisfação no ambiente de trabalho”, alerta Sapata.
4. Comunicação eficaz
“Empresas grandes devem adotar canais de comunicação diretos e anônimos para denúncias. Além disso, é estratégico definir objetivos claros sobre o funcionamento dos setores e investir em multiplicadores. Mostrar aos funcionários os processos e o que esperar do encantamento ajuda a espalhar a cultura de um ambiente de trabalho positivo”, conclui Sapata.
Implementar essas estratégias pode transformar a forma como os colaboradores veem seu trabalho e aumentar o engajamento. Um ambiente de trabalho positivo não só beneficia os funcionários, mas também impulsiona a produtividade e a inovação dentro da empresa.