Escolher o local certo para abrir ou expandir um negócio vai além de definir um endereço. A decisão envolve análise de dados geográficos, demográficos e econômicos, que podem determinar o sucesso ou o fracasso do empreendimento.
Avaliar fatores como fluxo de pessoas, perfil de consumo e concorrência é um fator-chave de sucesso para o sucesso de um negócio. Hoje, algumas ferramentas de inteligência geográfica, como a Geofusion, da Cortex, podem ajudar processo utilizando informações oficiais, como o censo demográfico.
Veja a seguir algumas dicas:
Fluxo de pessoas
O volume de pedestres e moradores em uma região é um dos primeiros indicadores a ser observado. Um local com grande circulação aumenta a visibilidade do negócio.
Por exemplo, uma farmácia na esquina da Rua Tuiuti com a Rua Platina, no Tatuapé (SP), pode ser vista por mais de 1,4 milhão de pessoas por semana. Esse é um dos pontos de maior movimento na zona leste de São Paulo.
Economia local
O poder de compra da região é outro fator determinante. Abrir uma loja de luxo em uma área com baixa renda pode levar a prejuízos.
No caso do varejo calçadista, bairros como Moema, Perdizes e Vila Andrade (SP) se destacam. Famílias de renda média A gastaram entre R$ 30 milhões e R$ 54 milhões em calçados no último ano.
Perfil demográfico
Conhecer a faixa etária, a renda média e os hábitos de consumo dos moradores é essencial. Esses dados ajudam a alinhar o negócio ao público-alvo.
Por exemplo, uma rede de ensino que atende famílias com renda mensal entre R$ 8 mil e R$ 16 mil pode identificar bairros como Santa Rosa, Fonseca e Icaraí, em Niterói (RJ).
Essas áreas têm alta concentração de habitantes com esse perfil.
Infraestrutura e concorrência
A presença de concorrentes e o custo de aluguéis podem inviabilizar um negócio.
Em Curitiba, por exemplo, uma rede de pizzarias que analisa a concorrência descobre que, além de nove unidades de grandes redes, existem cerca de 300 pizzarias independentes ou de pequenas redes na cidade.
Estimativa de faturamento
Com base nas características do entorno, é possível prever o potencial de lucro de um ponto.
Soluções de inteligência preditiva, com modelos de machine learning, permitem simular o faturamento em mais de 14 milhões de localidades no país.
Essas análises consideram sazonalidades e o perfil do público local. Quando bem aplicadas, ajudam a reduzir riscos e a tomar decisões mais assertivas na escolha do local ideal para um negócio.