Comitê Gestor do IBS: cooperação e autonomia federativa

O Brasil está diante do maior desafio fiscal de sua história. A reforma tributária do consumo, que caminha para os passos finais de sua regulamentação no Congresso Nacional, é um divisor de águas na trajetória federativa brasileira.

Um projeto elaborado em conjunto pelos estados e municípios, com o apoio de várias cabeças, à base de consensos e de muito diálogo. O texto final é fruto, também, de debates travados entre os diferentes setores da sociedade e das divergências técnicas e políticas naturais em uma democracia.

Foi a reforma tributária possível num país onde quase a unanimidade chamava de impossível a aprovação do projeto. Porque não se trata apenas de uma reestruturação técnica dos tributos. É, sobretudo, uma mudança de paradigma. A reforma tributária representa um redesenho estratégico do modelo de desenvolvimento nacional, rompendo com décadas de guerra fiscal, assimetrias regionais e uma complexidade que, por muito tempo, penalizou a competitividade e a eficiência na alocação dos recursos públicos.

Fonte: Folha de SP

Leia mais em: https://tinyurl.com/23kshkwm

Artigo Anterior

🚩⚖️🇦🇷 Nota de solidariedade à Cristina Kirchner

Próximo Artigo

Inflação de maio nos EUA tem leve aumento

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!