A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira 27, um requerimento convidando o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e o diretor-presidente do grupo Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire.

O convite é após o mal-estar causado pelas declarações infundadas do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmando que os produtores não respeitariam as normas estabelecidas pela França e que a empresa não compraria mais carnes produzidas pelo Mercosul.

A declaração resultou em críticas manifestadas por diversos produtores brasileiros, que iniciaram um movimento de boicote no fornecimento de proteínas aos mercados Carrefour no Brasil. Diante da repercussão, Bompard divulgou uma nota de retratação, na qual ressalta a boa qualidade dos produtos brasileiros.

Mesmo após o pedido de desculpas, a temperatura não diminuiu completamente, já o deputado francês Vincent Trébuchet comparou a carne brasileira a lixo durante uma sessão na Assembleia Nacional da França.

Como resposta a ofensiva e às críticas da França, que rejeita o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, o Congresso está preparando um projeto de lei que prevê medidas de reciprocidade econômica entre países.

O texto em questão proíbe o Brasil de participar, patrocinar ou ser signatário de acordos internacionais que possam representar “restrições às exportações brasileiras e ao livre comércio”, quando os outros países ou blocos signatários não adotarem medidas de proteção ambiental equivalentes.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/11/2024