Comissão da Câmara aprova meia-entrada para mulheres em jogos de futebol

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que assegura às mulheres o direito a meia-entrada em ingressos de partidas de futebol em todo o País. Para ter acesso ao benefício, será necessário apresentar um documento oficial.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, Helena Lima (MDB-RR), a uma proposta da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O texto original previa a criação de uma nova lei, mas a versão da relatora altera a Lei 12.933/13, que já estabelece a meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos.

A norma atual também limita o benefício a 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

O estudo Mulheres & Futebol, do W.LAb, revelou em abril de 2024 que, embora 94% das mulheres torçam por algum time, apenas um terço assiste aos jogos presencialmente. Os principais motivos para essa ausência são a falta de segurança (40%) e o custo dos ingressos (23%).

“Incentivar a presença feminina nas arenas desportivas por meio da concessão de meia-entrada é uma medida que desnaturaliza a exclusão das mulheres desses espaços”, sustenta a deputada.

A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça — por tramitar em caráter conclusivo, não terá de passar pelo plenário. Para virar lei, precisa do aval da Câmara e do Senado.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Artigo Anterior

A defesa de um programa Mais Engenharia no Brasil, por Henrique Luduvice

Próximo Artigo

PCdoB dará largada para seu 16º Congresso com live no dia 17

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!