O comércio eletrônico de micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil cresceu 1.200% nos últimos cinco anos. O faturamento do setor saltou de 5 bilhões de reais em 2019 para 67 bilhões de reais em 2024.
Os dados fazem parte da terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com base em informações da Receita Federal. Pela primeira vez, o levantamento apresenta recortes específicos sobre empresas optantes do Simples Nacional.
O comércio eletrônico total no Brasil movimentou 225 bilhões de reais em 2024. Isso representa um crescimento de 14,6% em relação a 2023 e de 311% na comparação com 2019. Desde 2016, início da série histórica, o setor já acumulou 1 trilhão de reais em vendas no país.
As empresas de médio e grande porte também ampliaram sua atuação no e-commerce. As vendas desse segmento passaram de 49 bilhões de reais em 2019 para 158 bilhões de reais em 2024, uma alta de 220%.
Entre 2022 e 2024, as vendas online cresceram 28,7% no total. No caso das micro e pequenas empresas, o crescimento foi ainda maior, chegando a 76,3% no mesmo período.
O painel também detalha quais foram os produtos mais vendidos no comércio eletrônico brasileiro em 2024. Aparelhos de telefonia celular lideram a lista, com 4,1% do total. Em seguida aparecem livros (3,3%), refrigeradores (2,6%), televisores (2,2%), complementos alimentares (2,1%), máquinas digitais para processamento de dados (2,0%), calçados para esportes (1,1%), aparelhos de ar-condicionado (1,1%), pneumáticos de borracha (1,1%) e produtos para cuidados capilares (1,1%).
No recorte específico das micro e pequenas empresas, o ranking tem algumas mudanças. Obras de plástico aparecem na primeira posição, com 2,7% do total. Depois vêm complementos alimentares (2,1%), livros (1,6%), partes e acessórios de motocicletas (1,3%), calçados (1,2%), produtos para cuidados capilares (1,1%), utensílios de mesa e cozinha (0,9%), móveis de madeira (0,9%), artefatos diversos (0,9%) e acessórios para tratores e veículos (0,9%).
O levantamento também mostra a distribuição regional do comércio eletrônico no Brasil. O Sudeste concentrou 77,2% das vendas em 2024. Na sequência aparecem as regiões Sul (14,1%), Nordeste (5,5%), Centro-Oeste (2,5%) e Norte (0,6%).
O Sudeste também lidera nas compras feitas pela internet, com 55,9% do total. Depois vêm Sul (16,6%), Nordeste (16,1%), Centro-Oeste (8,0%) e Norte (3,4%).
Os dados revelam também a diversificação dos produtos vendidos a partir das características de cada estado. No Rio Grande do Sul, um dos destaques é o vinho. Em Goiás, acessórios para tratores. Em Minas Gerais, calçados. No Pará, purê de açaí. Em Alagoas, frutas.