Reação de Leilane Neubarth a comentário de Joel Pinheiro. Foto: reprodução

Durante o programa “Conexão GloboNews”, a jornalista Daniela Lima relembrou declarações polêmicas do ex-ministro Delfim Netto, que faleceu aos 96 anos nesta segunda-feira (12). Delfim, que já foi figura influente na política e economia brasileiras, deixou um legado controverso devido a algumas declarações. Uma das mais marcantes foi a comparação que ele fez entre empregadas domésticas e “seres humanos”, durante entrevista em 2011.

Ao revisitarem o tema, o comentarista Joel Pinheiro tentou esclarecer a fala do economista, afirmando que ele estava “elogiando” as trabalhadoras domésticas. Enquanto Daniela falava que foi uma ofensa, a apresentadora Leilane Neubarth, presente por um telão, não conseguiu esconder sua indignação. A reação dela viralizou nas redes sociais.

“A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais, ela desapareceu. Quem teve este ser humano, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter”, disse o economista da ditadura militar ao Canal Livre, da Band. Após a repercussão negativa, ele afirmou que “em momento algum desejou referir-se à classe das empregadas domésticas de maneira pejorativa”.

Já nesta segunda, Daniela destacou a frase do ex-ministro, citando que “100 mil livros na biblioteca não o impediram de chamar empregadas domésticas de seres humanos”.

Em resposta, Joel tentou passar o contexto correto da fala: “Você viu que ali ele estava elogiando também o fim do emprego doméstico. Ele estava vendo com bons olhos a ascensão. Mas usou uma expressão… Com certeza, da marca do seu privilégio”, argumentou, para espanto de Leilane. Veja:


A expressão de incredulidade da apresentadora foi notada pelos telespectadores, que rapidamente comentaram nas redes sociais sobre o incidente. “Imagina você deixar a Leilane Neubarth constrangida com sua direitice”, comentou um usuário no X, antigo Twitter.

Outro internauta brincou: “Minha solidariedade aos outros repórteres que ouviram essa bizarrice do garoto dos órgãos”, em referência a um comentário de Joel que defendeu que pessoas pobres pudessem vender seus órgãos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 12/08/2024