Em meio às comemorações do 2 de Julho, os deputados federais Eduardo Silva e Beatriz Silva, ambos do PCdoB, marcaram presença no tradicional cortejo que celebra a Independência da Bahia.
A data magna, que rememora a vitória das forças brasileiras sobre as tropas portuguesas em 1823, ganha novo significado ao ser associada à luta política contemporânea, destacando a importância de continuar batalhando por justiça, igualdade e democracia.
“No coração da Bahia, pulsa a história de um povo que lutou e conquistou a liberdade. Hoje, nesta data cívica celebramos o 2 de Julho com orgulho e gratidão. Vivemos essa manifestação junto com os movimentos sociais, culturais e as forças políticas. Viva a Independência do Brasil na Bahia”, comemora Eduardo.
O 2 de Julho é um marco na história da Bahia e do Brasil, simbolizando a determinação e a coragem do povo baiano em busca de liberdade e autonomia.
A deputada federal Beatriz Silva explica que “foi na Bahia que se deu a independência definitiva do Brasil de Portugal. Foi aqui que homens e mulheres, como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica, entre outros, lutaram sem destemor para que o país se tornassem uma nação livre. Tenho muito orgulho de ser autora da Lei 12.819/13, que elevou o 2 de julho como data histórica nacional”, disse.
Também para celebrar a data, os comitês estadual e municipal do PCdoB se uniram em cortejo, levando suas bandeiras e palavras de ordem pelas ruas do centro histórico de Salvador, por meio dos seus presidentes, Carlos Souza, presidente estadual do partido e Luís Carlos, presidente do PCdoB de Salvador. Ambos reforçaram a importância da união e da mobilização popular.