Funcionários das companhias de transporte trabalham na correção dos danos sofridos nas linhas de trem – Foto: Reprodução 

Os trens de alta velocidade de Paris, que conectam a cidade a outras regiões, foram alvo de ataques. A ação ocorreu poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e afetou a locomoção na cidade.

Durante a madrugada, cabos de fibra óptica, essenciais para a comunicação dos trajetos dos trens, foram roubados e incendiados. Esses ataques paralisaram a maior parte das operações dos Trens de Alta Velocidade (TGV). O TGV, que liga Paris a cidades próximas, seria o principal meio de transporte para quem mora nos arredores ou está hospedado próximo à cidade para chegar à abertura dos Jogos Olímpicos. As principais estações afetadas foram as que ligam Paris a Lille, Bordeaux e Estrasburgo.

A rede Eurostar, que conecta Londres a Paris, também foi afetada. Trens que fazem o trajeto da Bélgica para Paris foram suspensos. A imprensa internacional informou que mais de 800 mil pessoas foram impactadas pelos ataques.

Jean-Pierre Farandou, presidente-executivo da SNCF, disse à imprensa que não há um prazo para resolução do problema, pois a manutenção é manual e requer centenas de trabalhadores.

Nas redes sociais, a SNCF afirmou que está trabalhando para normalizar o serviço, mas não deu um prazo para a retomada das operações dos trens. Em um comunicado, a empresa chegou a pedir que as pessoas cancelassem suas viagens.

As autoridades francesas chamaram o ataque de “ação criminosa” e estão investigando os responsáveis. Até o início da manhã, ninguém havia sido preso.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 26/07/2024