“A escolha do Brasil como sede do evento, representa um reconhecimento da importância estratégica da Amazônia para o enfrentamento da crise climática global”, afirma Dilvanda Faro, relatora do projeto

O plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira (19/8), com o voto favorável da Bancada do PT, a Mensagem 914/25, do Poder Executivo, que trata do acordo entre o Brasil e o secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas para oficializar a sede da COP 30, no período de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). “A escolha do Brasil e, em particular, da cidade de Belém, como sede do evento, representa um reconhecimento da importância estratégica da Amazônia para o enfrentamento da crise climática global e, ao mesmo tempo, projeta o Brasil como liderança em um momento decisivo para a governança ambiental internacional”, afirmou a deputada Dilvanda Faro (PT-PA), relatora do projeto.

Para a parlamentar paraense, a realização da COP 30 no Brasil, e especificamente em Belém, constitui oportunidade histórica de valorização internacional da Amazônia e de seus povos, bem como de mobilização nacional para o fortalecimento das políticas climáticas, do estímulo a uma economia de baixo carbono e do aprimoramento da infraestrutura urbana e ambiental da Região Norte. “Trata-se também de momento privilegiado para consolidar a liderança brasileira em negociações multilaterais voltadas à justiça climática e ao financiamento de ações de mitigação e adaptação, especialmente para os países em desenvolvimento”, argumentou.

Ao defender a aprovação do acordo, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) reiterou que a COP 30 é um evento de grande importância internacional. “É a maior conferência no âmbito da ONU, a Conferência do Clima, que o Brasil vai ter a alegria de receber e está se preparando para isso. Ela é muito importante para o planeta, para o enfrentamento da crise climática e mais importante ainda para o Brasil, uma vez que esta agenda do enfrentamento da crise climática é uma agenda de oportunidade que se coloca para o Brasil”, afirmou.

COP deve reunir delegação de 200 países

A COP 30 é um dos eventos diplomáticos mais importantes do mundo na área ambiental, reunindo delegações de quase 200 países, autoridades multilaterais, cientistas, representantes de povos indígenas, sociedade civil e setor privado para negociar e avaliar o progresso na implementação da Convenção do Clima, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris.

O acordo aprovado, que segue para apreciação do Senado, detalha toda a infraestrutura que o país-sede da COP deve garantir aos participantes, sejam os do secretariado da ONU ou dos países participantes e observadores. Prevê também a garantia de espaços para todos os tipos de reuniões, espaço especial para povos indígenas e quilombolas, acesso a transporte, atendimento médico de emergência, alimentação no local, internet e segurança de dados, segurança, equipamentos, tradução simultânea para os seis idiomas oficias da ONU e o pagamento de obrigações financeiras vinculadas ao evento.

A deputada Jack Rocha (PT-ES) e os deputados do PT Bohn Gass (RS) e Tadeu Veneri (PR) também discursaram em defesa ao acordo para a realização da COP 30 no Pará.

 

Vânia Rodrigues

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/08/2025