Com o voto do PT, Câmara aprova projeto que fortalece o Banco do Nordeste

O plenário da Câmara aprovou na noite desta segunda-feira (26/5), com o voto favorável do PT, o projeto de lei (PL 1708/25), do Poder Executivo, que autoriza o Banco do Nordeste (BnB) a criar subsidiárias integrais ou controladas em várias áreas, como nos ramos de seguro, previdência, capitalização e de atividades complementares às do setor financeiro. O relator da matéria, deputado José Guimarães (PT-CE), explicou que uma das finalidades da proposta é modernizar a estrutura societária do Banco do Nordeste para tornar a instituição financeira mais forte, ágil e competitividade.  O texto segue para apreciação do Senado.

“Todo mundo sabe a importância que tem o Banco do Nordeste para a Região do Nordeste, pelo grau e tamanho dos investimentos que estão sendo feitos, por toda a política de liberação de crédito que estamos fazendo”, afirmou José Guimarães.

Esse esforço, continuou o parlamentar, visa também ampliar ferramentas de atuação no mercado financeiro para colocar o Banco do Nordeste dentro da perspectiva de disputa no mercado financeiro, além de adaptar o banco às práticas das grandes instituições públicas, porque o Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento.

Leia mais – Tarifa social de energia beneficiará até 100 milhões de brasileiros

José Guimarães citou que os números que a atual gestão do banco está apresentando são exuberantes na área do crédito; no financiamento do setor produtivo, na utilização dos recursos do FNE (Fundo Constitucional do Nordeste); no financiamento dos projetos de infraestrutura, como a Transnordestina – obra fundamental que está mudando a economia do estado do Ceará e do Nordeste brasileiro.

O projeto, portanto, reiterou o parlamentar cearense, reforça a capacidade da execução de obras de desenvolvimento regional e estruturante e garante flexibilidade para enfrentar as mudanças regulatórias que o mundo está vivendo. “Isso vai garantir a expansão da presença institucional do Banco do Nordeste, inovação e diversificação, preservação da função pública do banco e da sua identidade regional”, afirmou.

O Banco do Nordeste é um banco regional de desenvolvimento, responsável por todo o processo de inclusão produtiva e inclusão social que a Região Nordeste vive.

Desenvolvimento sustentável

O projeto também, segundo José Guimarães, dá reforço à missão de desenvolvimento sustentável do Nordeste, do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de aperfeiçoar toda a governança corporativa do banco. “O Banco do Nordeste vai se transformando na grande instituição de crédito e de desenvolvimento regional pelo papel que está cumprindo em toda a Região Nordeste. Em todos os estados da Região Nordeste, do Maranhão à Paraíba, da Bahia ao Ceará, a presença do banco tem sido fundamental no alavancamento do desenvolvimento e no financiamento de projetos estruturantes, tanto na área dos consórcios públicos, como na área pública e, principalmente, no setor privado”, enfatizou.

Agricultura Familiar

O Banco do Nordeste tem uma forte atuação nas pequenas e nas microempresas e, principalmente, na agricultura familiar. “É o Banco do Nordeste que tem sido o sustentáculo das políticas de desenvolvimento da agricultura familiar, das pequenas e das microempresas e, sobretudo, do financiamento de projetos de infraestrutura e inovação, além do processo de inclusão bancária e crédito produtivo que o BnB desenvolve”, reforçou Guimarães.

Na sua avaliação, o Banco do Nordeste é, “sem dúvida, o grande banco, o farol do desenvolvimento da Região Nordeste, das pequenas, das médias e das grandes cidades”.

Desenvolvimento regional

Ao defender a aprovação do projeto, o deputado Helder Salomão (PT-ES) argumentou que o BnB é importante não apenas para a estratégia de desenvolvimento do Nordeste, mas de todo o Brasil.  “Com essa modernização, que é semelhante ao que já ocorreu com o Banco do Brasil e com a Caixa, o BnB se tornará um banco mais forte, mais eficiente, mais ágil e com maior competitividade para seguir atuando no desenvolvimento regional”.

PT na Câmara

Artigo Anterior

Morre militante do MST atropelado durante marcha do Abril Vermelho no Recife (PE)

Próximo Artigo

Eduardo Bolsonaro precisa respeitar o Brasil, diz Márcio Jerry

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!