O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (3/7) o projeto de resolução (PRC 43/07), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que cria o grupo parlamentar Brasil-Asean para cooperação com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). “O grupo parlamentar Brasil-Asean visa o incremento do intercâmbio com aquela região, gerando amplos benefícios para ambas as partes”, afirmou Paulo Pimenta. Ele enfatizou ainda que o Mercosul também se relaciona com a Asean.

A favor da criação do grupo parlamentar, o deputado Bohn Gass (PT-RS), explicou que a Associação de Nações do Sudeste Asiático, composta fundamentalmente pela Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura e Filipinas, tem em torno de 670 milhões de habitantes e teve um crescimento da sua economia no último ano de 5,7%. “Eles se relacionam como bloco associativo com a China, com os Estados Unidos, com a União Europeia. Portanto, nós temos relações profícuas com eles, já que temos uma identidade muito forte”, afirmou.

Para Bohn Gass, “isso vai significar para nós mais mercado, mais negócios, mais relações de troca de experiências, de intercâmbios e vai diversificar as nossas relações”. Ele acrescentou que é importante não estarmos vinculados apenas com um bloco, mas com todos. “Dessa forma, poderemos unificar e ter uma relação mais ampla com o mundo, do ponto de vista das relações diplomáticas, numa linha de países que estão em desenvolvimento e que, portanto, dialogam conosco, uma vez que nós também estamos nessa linha do Sul-Sul, do desenvolvimento que está apregoado como tal”, completou.

Multilateralismo

Ao defender a criação do grupo, o deputado Helder Salomão (PT-ES) argumentou que o Brasil precisa alargar as suas relações diplomáticas com outras nações. “O Brasil precisa integrar cada vez mais o Parlamento brasileiro com os parlamentos de outras nações. O Brasil precisa ampliar as suas relações e trabalhar na linha do multilateralismo, e não do bilateralismo. Nós precisamos também garantir que as relações entre os países sejam equilibradas e respeitosas e que possam render acordos que sejam bons para nós e também para as outras nações”, afirmou.

Histórico

A Asean foi criada em 1967 por Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura e Filipinas. Posteriormente, aderiam ao bloco Brunei, em 1984; Vietnã, em 1995; Myanmar e Laos; em 1997; e Camboja, em 1999.

Brasil – Sri Lanka

Na mesma sessão, o plenário também aprovou o projeto de resolução (PRC 109/15), que cria o grupo parlamentar do Brasil com o Sri Lanka. “O Sri Lanka é um país importante do Continente africano, com o qual o Brasil precisa estabelecer relações cada vez mais sólidas. Isso melhora a nossa integração com o Continente africano e, sobretudo, faz com que o Brasil possa celebrar acordos importantes no plano comercial, econômico, político e de colaboração em relação às políticas públicas. Então, fica aqui a nossa manifestação favorável a esta proposta legislativa, anunciou o deputado Helder Salomão

Em geral, esses grupos parlamentares promovem visitas, encontros, intercâmbio de experiências e permuta de publicações e trabalhos sobre temas legislativos. Não haverá ônus para a Câmara, e a adesão dos deputados e deputadas a eles é facultativa.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/07/2025