
O Rio de Janeiro atingiu nesta segunda (17) o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do município. A escala vai até o NC5 e a taxa atingida pela capital na tarde de hoje é inédita desde a criação da medição, em junho de 2024.
O NC4 é registrado quando a cidade registra temperaturas entre 40ºC e 44ºC por pelo menos três dias consecutivos. A previsão do Alerta Rio é que a cidade possa chegar a 42ºC na tarde de hoje e a prefeitura tem trabalhado para aliviar o calor.
A gestão municipal está trabalhando na criação de 58 pontos de resfriamento e tem orientado a população a evitar exposição ao calor extremo e ao sol. A prefeitura também tem avaliado cancelar ou reagendar eventos.
No domingo (16), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontou que o Rio era a capital mais quente do país, com 38,4ºC. Apesar do recorde na capital, a secretaria estadual de Saúde emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios.

Estão na lista de cidades em estado de alerta Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.
Por conta da temperatura, a prefeitura de Barra Mansa decidiu suspender as aulas no período da tarde e noite da rede municipal, abrindo as escolas somente entre 7h e 10h30 até a próxima quarta (19).
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line