O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou neste domingo o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em Brasília. Além dos ministros, estava ao lado dele no palanque o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ouviu do público a palavra de ordem “sem anistia” no que diz respeito ao projeto de lei para perdoar os condenados pela tentativa de golpe de Estado.

Aliados de Jair Bolsonaro na Câmara querem livrá-lo de uma eventual prisão caso seja condenado pela tentativa de golpe no julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que se encontra em andamento.

Leia mais: “O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, diz Lula em pronunciamento

O lema do evento foi “Brasil Soberano” que estava nos bonés distribuídos ao público de 45 mil pessoas. O slogan foi usado como contraponto ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs sobretaxa a produtos brasileiros, e também como resposta ao julgamento de Bolsonaro no Supremo.

A celebração do Dia da Independência durou cerca de duas horas e foi amparada por três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro. A programação tradicional reuniu tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas).

Motta, Lula e Alckmin

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/09/2025