
O Brasil avançou oito posições no ranking da felicidade da ONU em 2025, alcançando o 36º lugar. Este é o melhor desempenho do país desde 2014. A Finlândia lidera a lista pelo oitavo ano seguido, mantendo-se como o país mais feliz do mundo.
Os Estados Unidos caíram para a 24ª posição, a pior desde que o ranking foi criado, em 2012. Especialistas apontam que o aumento da solidão e a redução do convívio social podem estar impactando a satisfação dos norte-americanos com a vida.
O relatório da ONU, divulgado nesta quarta-feira (19), analisa fatores como PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade, generosidade e percepção de corrupção. O Brasil superou o Chile e se tornou o segundo país mais bem colocado da América do Sul, atrás apenas do Uruguai, que ficou na 29ª posição.

Os países nórdicos continuam dominando os primeiros lugares. A Finlândia é seguida por Dinamarca, Islândia e Suécia. A Costa Rica, pela primeira vez, entrou no Top 10 e se tornou o país latino-americano mais bem colocado.
O Afeganistão segue na última posição, impactado por anos de guerra e pelo governo do Talibã.
A ONU destacou que o número de refeições feitas com companhia influencia a felicidade. No México e na Europa, lares com quatro ou cinco pessoas são os que apresentam maior satisfação com a vida. Nos EUA, o aumento de pessoas jantando sozinhas pode estar ligado à queda no ranking.
Top 20 países mais felizes do mundo em 2025, segundo a ONU:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line