
Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente do Brasil, durante visita oficial ao Vaticano, entregou ao papa Leão XIV uma carta assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, o chefe de Estado convida o pontífice para participar da COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, no Pará. A conferência internacional da ONU sobre mudanças climáticas é considerada uma das mais importantes do mundo.
🇧🇷 Geraldo Alckmin entrega convite para Papa Leão XIV vir à COP30, no Pará.pic.twitter.com/NoGnXO5IoB
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) May 18, 2025
Alckmin chegou a Roma na sexta-feira (16), acompanhado da esposa, Lu Alckmin, e do embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas.
A comitiva participou da missa de posse de Leão XIV, que aconteceu na manhã de sábado, na Basílica de São Pedro. A presença do vice-presidente reforça o interesse do Brasil em fortalecer laços com o Vaticano e com a agenda ambiental.
A celebração religiosa reuniu autoridades de mais de 40 países, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, além dos reis da Bélgica e da Espanha.
O evento também foi acompanhado por representantes religiosos de várias regiões do mundo.
O gesto foi compartilhado nas redes sociais pelo próprio Alckmin.
“É com grande honra que visito o Vaticano para representar o presidente Lula na cerimônia de posse do Papa Leão XIV”, escreveu. Ele também comentou sobre o presente oferecido ao pontífice: uma camisa do Santos Futebol Clube. Segundo Alckmin, “o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão”, em referência ao mascote do time.
Ver essa foto no Instagram
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line