Com apoio do Brasil, Vietnã se torna país parceiro do Brics

Após ingresso formal, país passa a ser o décimo Parceiro do BRICS, compartilhando o compromisso com uma ordem internacional mais inclusiva e representativa

No exercício de sua presidência pro tempore do Brics, o governo brasileiro anuncia o ingresso formal do Vietnã como país parceiro do agrupamento. O governo brasileiro saúda a decisão do governo vietnamita.

O Vietnã torna-se o décimo país parceiro do Brics, juntamente com Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. A categoria de país parceiro foi criada na XVI Cúpula do BRICS, em Kazan, em outubro de 2024.

Com uma população de quase 100 milhões de habitantes e uma economia dinâmica fortemente integrada às cadeias globais de valor, o Vietnã destaca-se como um ator relevante na Ásia. O país compartilha com os membros e parceiros do BRICS o compromisso com uma ordem internacional mais inclusiva e representativa. Sua atuação em prol da cooperação Sul-Sul e do desenvolvimento sustentável reforça a convergência com os interesses do agrupamento.

Publicado originalmente pela Agência Gov em 13/06/2025

Por Ministério das Relações Exteriores

Artigo Anterior

Irã lança mísseis contra Israel após líder supremo prometer vingança

Próximo Artigo

Entenda o simbolismo e as superstições da sexta-feira 13

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!