Com alta na Selic, Tesouro suspende novas contratações linhas de financiamento do Plano Safra

O Tesouro Nacional anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão de novas contratações de financiamentos com subvenção federal nas linhas do Plano Safra 2024/2025. A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira, com exceção das operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, que continuarão disponíveis.

A decisão diz respeito à falta de recursos no Orçamento para bancar a equalização das taxas de juros em um momento de alta da Selic – atualmente em 13,25% ao ano. A interrupção foi comunicada por meio de ofício enviado a 15 instituições financeiras que atuam com o programa, cujo teor foi revelado pelo Globo Rural e confirmado à reportagem pelo Ministério da Fazenda.

“A suspensão temporária das linhas de crédito com recursos equalizados do Plano Safra 24/25 se fez necessária em função da elevação da taxa básica de juros, o que resultou no aumento do custo de equalização de crédito do Plano Safra 24/25”, afirmou, em nota, a pasta chefiada por Fernando Haddad (PT).

Segundo o governo, a suspensão deve valer até a aprovação da Lei Orçamentária Anual, quando se espera fazer “os ajustes necessários, diante do impacto gerado pelas novas estimativas relacionadas à taxa Selic”. O Orçamento de 2025 ainda está em fase de tramitação no Congresso Nacional, e a votação deve ocorrer só depois do Carnaval.

Os recursos do Plano Safra 2024/2025 são destinados ao crédito rural, abrangendo produtores enquadrados no Pronamp, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural. As taxas de juros para custeio e comercialização serão de 8% ao ano para esses contemplados. Já para investimentos as taxas variam entre 7% e 12%, de acordo com cada programa.

Artigo Anterior

“Eles estavam propostos a fazer alguma ação”, diz Cid sobre militares

Próximo Artigo

Câmara de Balneário Camboriú paga viagem de Jair Renan para evento do PL no DF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!