Investigado por tráfico humano e exploração sexual infantil, o influenciador é preso após caso ganhar repercussão com vídeo do youtuber Felca

 O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata, foram presos na manhã desta sexta-feira (15), em Carapicuíba (SP). Hytalo é alvo de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de menores em conteúdos voltados às redes sociais, principalmente seu perfil no Instagram. O caso ganhou destaque após o youtuber Felca denunciar situações de “adultização” envolvendo crianças e adolescentes.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, deputado Reimont (PT-RJ), havia formalizado pedido de prisão do influenciador. “Nós pedimos sua prisão, após as inúmeras denúncias de sexualização de crianças e adolescentes nas redes. O influenciador é apenas a ponta do iceberg de uma rede estruturada de exploração operando na internet e fora dela”, afirmou.

Hytalo preso

A deputada federal Dandara (PT-MG) reforça a importância dessa investigação em curso que chegou na prisão de Hytalo, que é investigado por tráfico humano e exploração sexual infantil. A parlamentar que também é presidente da Comissão da Amazônia, Povos Originários e Tradicionais escreveu em seu perfil na rede social X. “É um primeiro passo para combater a indústria bilionária que explora conteúdos de crianças e adolescentes, expõe menores a danos emocionais graves e facilita a ação de abusadores”.

Ao reforçar a problemática da situação, a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) também postou em suas redes que “a prisão do influenciador Hytalo Santos por suspeita de exploração e exposição sexual de menores de idade escancara um problema que não podemos mais ignorar: a adultização de crianças nas redes sociais”. A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) corrobora: “A prisão é um passo importante na proteção de crianças e adolescentes contra exploração e abusos. Criança não é conteúdo. É proteção e cuidado!”

Criança protegida

Diante do debate acerca da vulnerabilidade de crianças e adolescente expostos à rede social, após divulgação do vídeo Adultização de Felca, alguns projetos ganharam força e celeridade na Casa, como o PL 2628/22. O deputado federal Alfredinho (PT-SP) pontuou: “nosso país precisa proteger a infância com leis fortes e fiscalização rigorosa. É urgente garantir às nossas crianças e adolescentes proteção com o PL 2628! O projeto obriga as Big Techs a remover conteúdos de exploração infantojuvenil, criar canais de denúncia e agir com responsabilidade. A infância precisa estar acima do lucro!”

Bolsonaristas protegem abusadores

A deputada paranaense Lenir de Assis (PT) denunciou também a bancada bolsonarista que dificulta medidas que buscam combater o abuso e a exploração infantil de crianças e jovens nas redes. “Em termos de efetividade na proteção infantil, os argumentos deles não se sustentam, porque a regulação não é censura, mas sim uma medida de segurança e responsabilidade das plataformas. Precisamos priorizar a defesa das crianças, e não interesses partidários”.

Leia abaixo outras declarações de parlamentares do PT nas redes sociais:

Denise Pessôa (PT-RS) – A prisão de Hytalo Santos, denunciado em vídeo viral do Felca, escancara mais uma vez a urgência de responsabilizar quem lucra com a adultização das nossas crianças e adolescentes, assim como as plataformas por trás dessa exploração infantil. Sempre defendemos a regulamentação das redes porque essa é uma maneira de proteger as crianças e adolescentes.

Dimas Gadelha (PT-RJ) – Urgente: Influenciador Hytalo é preso em São Paulo, investigado por crimes envolvendo crianças. Mais um caso que reforça a urgência de regular o trabalho infantil nas redes sociais.

Jilmar Tatto (PT-SP) – A denúncia feita por Felca trouxe para o centro do debate público a exploração e abuso infantil, colocando o Brasil no caminho da regulação das big techs. É preciso prestar atenção nas pessoas que querem fazer das redes um ambiente livre para crimes!

Kiko Celeguim (PT-SP) – Hytalo Santos preso! Após as denúncias feitas pelo Felca, o influenciador foi preso hoje pela manhã por tráfico de pessoas e exploração infantil.  Mas não isso pode parar: agora é a vez das Big Techs pagarem por LUCRAR com pedofilia e regulamentar as redes sociais de uma vez por todas.

Natália Bonavides (PT-RN) – Com Hytalo Santos detido, estamos de acordo que o problema é bem maior, né? Sem recuar, regulação das big techs já!

Rogério Correia (PT-MG) – Preso Hytalo Santos acusado de exploração de menores pelas redes sociais. Os bolsonaristas ainda insistem em não regulamentar as redes, para continuar seus crimes de ódio e de golpe contra a democracia, com isto, encobrem crimes deste tipo, incluindo pedofilia. Não estão nem aí!

 

 

Elisa Alexandre

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/08/2025