Colonialismo digital e soberania tecnológica na Saúde, novo webinário do CEE-Fiocruz

Colonialismo digital e soberania tecnológica na Saúde é tema do novo webinário da série ‘Transformação digital na Saúde Pública’, do CEE-Fiocruz

por Andréa Vilhena

Os impactos do colonialismo digital nas políticas sociais, os desafios da saúde digital no SUS e os caminhos para a soberania tecnológica no Brasil pautarão o sexto webinário da série Transformação digital na Saúde Públicapromovida pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz).

O webinário será realizado no dia 10 de junho de 2025 (terça-feira), às 10h, com transmissão pelo canal da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz. O público poderá participar com comentários e perguntas enviadas pelo chat.

“Vamos debater esse tema tão contundente, discutindo os desafios para uma reforma sanitária digital que fortaleça o SUS, preserve os direitos dos cidadãos em relação aos seus dados em saúde e, ao mesmo tempo, enfrente desde agora os desafios da soberania tecnológica, rompendo o colonialismo digital”, diz a pesquisadora sênior do Centro, à frente do projeto integrado Futuros da Proteção Social, Sônia Fleury, que mediará o evento.

A dependência de infraestruturas e plataformas digitais estrangeiras e sua influência na gestão de políticas públicas, na privacidade e no acesso a direitos, bem como as estratégias para fortalecer a autonomia digital do país, garantindo que a tecnologia seja uma ferramenta para a inclusão e a justiça social, serão alguns pontos em debate.

O evento terá como convidados o sociólogo Deivison Faustino, professor da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto Amma Psique e Negritude, que abordará o colonialismo digital nas políticas sociai; a pesquisadora titular da Fiocruz e integrante do GT Informação em Saúde e População da Abrasco Ilara Hämmerli, que falará sobre a plataformização da saúde e seus impactos no SUS; e Luiz Vianna Sobrinho, doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Ensp/Fiocruz e pós-doutorando no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), discutindo caminhos para se alcançar a soberania digital.

Na mesa de abertura, estará o coordenador do CEE-Fiocruz, Rômulo Paes de Sousa, e a mediação será realizada pela pesquisadora sênior do Centro, Sônia Fleury, à frente do projeto integrado Futuros da Proteção Social.

Desafios à soberania do Sul Global

A crescente digitalização das políticas sociais e dos serviços públicos tem levantado debates sobre os impactos do colonialismo digital, fenômeno caracterizado pela dependência de tecnologias desenvolvidas e controladas por grandes corporações estrangeiras. Essa lógica impõe desafios para a soberania dos países do Sul Global, que muitas vezes precisam adotar plataformas, algoritmos e infraestruturas tecnológicas sem controle sobre seus dados e decisões estratégicas. No contexto das políticas sociais, essa dependência pode resultar na limitação do acesso a direitos, na vigilância em larga escala da população e na ampliação das desigualdades, à medida que tecnologias de reconhecimento facial, inteligência artificial e big data reforçam estereótipos e práticas discriminatórias.

Na área da Saúde, o avanço da saúde digital e o uso massivo de dados levantam questões sobre a privacidade dos cidadãos e o controle das informações estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora a digitalização possa melhorar a eficiência dos serviços e ampliar o acesso  à informação, há riscos quando esses dados ficam sob domínio de empresas privadas ou são utilizados sem transparência e participação social. Frente a esse cenário, a luta pela soberania digital emerge como caminho essencial para garantir que as tecnologias sejam desenvolvidas e utilizadas a serviço do interesse público, fortalecendo políticas sociais e promovendo um modelo de governança tecnológica mais democrático e inclusivo.

Série de Webinários ‘Transformação Digital na Saúde Pública’

6º evento: Colonialismo digital, saúde e soberania tecnológica – Desafios e Oportunidades para as Políticas Sociais
Data: 10/06/2025
Horário: 10 às 12h
Transmissão:Canal da Vídeo Saúde Distribuidora 
Informações:[email protected] e 21 38829134

Saiba mais sobre a série e acesse os webinários realizados

Artigo Anterior

Educação a distância não pode ser uma fábrica de diplomas

Próximo Artigo

Pelo menos 22 mortos em Gaza após disparos israelenses perto de centro de ajuda

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!