Co-diretor de ‘Sem chão’ teria sido espancado por colonos e sequestrado por soldados israelenses, diz cineasta israelense

Vencedor do Oscar de melhor documentário por “Sem chão” (“No other land”, no título original), o israelense Yuval Abraham informou que um dos co-diretores do filme, o palestino Hamdan Ballal, teria sido espancado por colonos israelenses. Em seu perfil no X, o cineasta disse que seu colega estaria com “ferimentos na cabeça e no estômago”.

Ainda segundo ele, soldados israelenses também teriam sequestrado Ballal dentro da ambulância em que era transportado. Até o momento, não há mais informações sobre Ballal.

“Sem chão” aborda a erradicação de vilarejos palestinos em Masafer Yatta, na Cisjordânia e, além do Oscar, recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival de Berlim. O filme foi recentemente alvo de censura na Flórida (EUA), com o prefeito de Miami ameaçando fechar um cinema que havia exibido o longa.

Yuval Abraham recebeu ameaças de morte após seu discurso de agradecimento no Festival de Berlim. O cineasta denunciou uma “situação de apartheid” e pediu um cessar-fogo em Gaza. A fala gerou indignação na mídia alemã no dia seguinte, com vários políticos alegando que ela havia sido “antissemita”.

Artigo Anterior

Empresas devem adotar boas práticas para garantir segurança jurídica ao usar a Lei do Bem

Próximo Artigo

Governo Trump vaza planos militares para jornalista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!