Em um ato que simbolizou a força da unidade interna do Partido dos Trabalhadores, a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) oficializou, na segunda-feira (19), a candidatura de Edinho Silva à presidência nacional do PT, com amplo apoio de lideranças históricas do partido. O evento reuniu sete ministros do governo Lula, parlamentares, dirigentes e militantes de todas as regiões do país.
“Foi emocionante ver nossa CNB unificada em uma só voz: a voz que acredita em um PT forte, à altura do desafio de reeleger o Presidente Lula e seguir na reconstrução de um Brasil com mais justiça social”, afirmou Edinho.
Ao lado do presidente interino da legenda, senador Humberto Costa (PT-PE), e da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Edinho destacou que a campanha está nas ruas com energia e coragem, dialogando com filiadas, filiados e militantes para construir uma nova era para o PT — mais democrático, determinado e sintonizado com os desafios das novas classes trabalhadoras.
A chapa “CNB Unificada – Derrotar a Extrema Direita e Avançar na Construção de um Novo Brasil” tem como principal marca a consolidação da unidade interna. A tesoureira nacional do PT, Gleide Andrade, foi uma das organizadoras do evento e dividiu a mesa principal com o candidato. Em seu discurso, Edinho elogiou Gleide, destacando que, ao longo dos últimos meses, percebeu que ambos compartilham mais afinidades do que diferenças.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi enfático ao se dirigir à oposição bolsonarista: “O ano que vem nós vamos dar trabalho pra essa extrema-direita escrota que está aí”, disse, sendo fortemente aplaudido. Já o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a unidade construída pode garantir a vitória de Edinho já no primeiro turno das eleições internas, marcadas para o dia 7 de julho.
No processo sempre democrático do PT, outras candidaturas também estão colocadas, como as de Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar. Ainda assim, a construção da chapa única da CNB, com forte adesão de lideranças de diferentes campos do partido, representa uma demonstração de força e um passo decisivo para assegurar a governabilidade do PT nos próximos quatro anos.
Confira a galeria do evento (fotos: Roberto Stuckert Filho):