São Paulo: estado será marcado por calor intenso e pancadas de chuva no Ano Novo. Foto: reprodução

O Ano Novo em São Paulo será marcado por temperaturas elevadas e pancadas de chuva em diversas regiões do estado. Segundo a Defesa Civil estadual, entre terça-feira (31/12) e quarta-feira (1º/1), o clima será de sol entre nuvens, o que deve aumentar as temperaturas e a sensação de abafamento.

Essa combinação de calor e umidade deve provocar chuvas fortes, com destaque para o noroeste paulista, onde cidades como Ribeirão Preto e Franca devem registrar os maiores acumulados.

Apesar de o alerta principal ser para essa região, a Defesa Civil recomenda atenção especial em áreas vulneráveis, especialmente aquelas com solos já saturados pelas chuvas anteriores. Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indica que os próximos dias terão manhãs nubladas e pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

Nos últimos dias, a umidade trazida do oceano e da Amazônia tem intensificado as chuvas no estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), regiões como o centro, o norte e o leste de São Paulo estão sob alerta de risco moderado para tempestades.

No domingo (29), uma tempestade de granizo causou danos em Cajamar, na Grande São Paulo, enquanto deslizamentos de terra em Santa Isabel deixaram cerca de 40 pessoas desalojadas e várias residências interditadas.

Com a chegada de janeiro e fevereiro, as condições climáticas devem seguir o padrão típico do verão: chuvas frequentes e volumosas, combinadas com temperaturas que podem ultrapassar os 30°C em diversos dias.

Volta do calor extremo? SP fará quase 40°C nesta semana; veja previsão
Termômetro registra 37 graus célsius em SP – Foto: Reprodução

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/12/2024