Clarin Cia. de Dança estreia “Terras de Águas e Cazumbas” em SP

A Clarin Cia. de Dança (@clarinciadedanca), sob direção do maranhense Kelson Barros (@kelsonbarroswangles), está realizando a temporada de estreia de “Terras de Águas e Cazumbas” que propõe um olhar sensível para os ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, com inspirações diretas nas manifestações populares dos municípios de Viana, Matinha e Monção

Com coreografias que mesclam tradição e contemporaneidade, o espetáculo traz à cena corpos em estado de memória, movimento e resistência, recriando paisagens afetivas e culturais que seguem vivas, mesmo diante das adversidades impostas pela distância geográfica e pela invisibilidade social. Um mergulho em memórias coletivas e nas poéticas corporais que nascem dos festejos populares maranhenses.

Nos dias 04 e 05 de julho de 2025, às 19h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo. Em seguida, segue para o Centro Cultural Olido, com apresentações nos dias 09 e 10 de julho, às 19h. Nos dias 17, 18 e 19 de julho, às 21h, e no dia 20 de julho, às 19h, as apresentações serão realizadas no Teatro Paulo Eiró.  

Paralelamente à estreia do espetáculo, a Clarin promove a exposição DA COR DE COBRE, que inaugura sua etapa itinerante em diálogo com o espetáculo Terras de Águas e Cazumbas. A mostra apresenta figurinos, adereços e elementos cênicos do premiado espetáculo homônimo da companhia, revelando ao público os bastidores de uma criação comprometida com a ancestralidade afroindígena e com os imaginários encantados do Bumba-Meu-Boi — manifestação reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. 

A exposição estará em cartaz de 02 a 12 de julho no Centro de Referência da Dança e, de 16 a 20 de julho, no Teatro Paulo Eiró. E o figurino exposto foi indicado ao Prêmio APCA de Melhor Figurino (2022) e ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023).

As ações fazem parte do projeto “Terras de Águas e Cazumbas”, contemplado na 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Informações: Instagram: @clarinciadedanca, Facebook: Clarin Cia de Dança,  clarinciadedanca.wixsite.com

SERVIÇO: Espetáculo “Terras de Águas e Cazumbas”
Com Clarin Cia. de Dança – Todas as atividades são gratuitas. Classificação: Livre

Sinopse: Na terra onde o rio se confunde com o chão e os tambores anunciam fins e recomeços, Terras de Águas e Cazumbas nasce como rito e dança. A Clarin Cia. de Dança apresenta um olhar sensível sobre a morte do boi nos ciclos do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense, inspirando-se nos gestos e narrativas de grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. É uma homenagem ao legado ancestral transmitido por gerações — onde dança, fé e espiritualidade caminham lado a lado. Duração: 60 minutos.

Agenda da temporada: 

Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Endereço: Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Praça Ramos de Azevedo – Centro, São Paulo 
Espetáculo: 04 e 05 de julho de 2025 (sexta e sábado) – 19h 
Exposição “Da Cor de Cobre: 02 a 12 de julho de 2025 

Centro Cultural Olido – Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo – SP
Espetáculo: 09 e 10 de julho (quarta e quinta-feira) – 19h

Teatro Paulo Eiró – Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Espetáculo: 17, 18, 19 de julho (quinta a sábado) –  21h, 20 de julho (domingo) – 19h  
Exposição “Da Cor de Cobre”: 16 a 20 de julho de 2025 

Artigo Anterior

Motta fez questão de jato privado da FAB para evento privado em Lisboa

Próximo Artigo

Quem era André Silva, irmão de Diogo Jota morto em acidente na Espanha

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!