Circo di SóLadies | Nem SóLadies celebra 10 Anos de palhaçaria feminista

O Circo di SóLadies | Nem SóLadies  ( @circodisoladies ), um dos grupos pioneiros no cenário da palhaçaria feminista, celebra uma década de atuação com um evento imperdível que revisita sua trajetória e propõe uma reflexão sobre os próximos passos no fazer artístico com viés feminista.

No dia 30 de abril de 2025 (quarta-feira), de 19h às 22h, com entrada gratuita, o Circo di SóLadies | NemSóLadies promove a Conferência 10 Anos de Palhaçaria Feminista, no Espaço Cultural Circo di SóLadies | Nem SóLadies, na Vila Anglo, em São Paulo (SP). O evento também será transmitido on-line, e tem como objetivo relembrar momentos vividos pelo grupo ao longo de sua jornada, discutir o que foi aprendido nesses anos de encontros e o que se espera para os próximos dez anos de atuação. 

A conferência contará com a presença de artistas e ativistas que se comprometem com a questão de gênero, além grupos de diversas regiões do Brasil, como: Companhia CabarElas (Ribeirão Preto/SP), Cia Fundo Mundo (São Paulo/SP), Trupe Tropeço (São Paulo/SP), Terreiros do Riso (São Paulo/Salvador), As Marias da Graça (Rio de Janeiro/RJ) e Teatro del Camino (Belo Horizonte/MG). Esses grupos são exemplos de iniciativas que vêm rompendo as barreiras da palhaçaria tradicional, levando a reflexão sobre questões de gênero e identidade para novos públicos e fomentando um espaço de acolhimento, resistência e ludicidade.

O evento também marca o lançamento do e-book “10 Anos de Palhaçaria Feminista: Encontros, Afetos e Reflexões”, que reúne as entrevistas realizadas durante a temporada de 2024/2025 do programa Inter.Viu, uma série de conversas disponíveis no canal do YouTube do Circo di SóLadies. O e-book será uma importante compilação de ideias e experiências compartilhadas por diversos grupos e artistas, contribuindo para o fortalecimento e o aprofundamento da palhaçaria feminista.

Sobre o Circo di SóLadies | Nem SóLadies

O Circo di SóLadies | Nem SóLadies é um grupo artístico que se destaca pela sua atuação na desconstrução das normas e estereótipos de gênero. Com um trabalho enraizado no ativismo feminista e na valorização da diversidade de gênero, o grupo, que é formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira, vem há 10 anos trazendo à tona questões fundamentais sobre a desigualdade de gênero, utilizando a palhaçaria como ferramenta de transformação social.

A palhaçaria feminista surge como um movimento que vai além das apresentações artísticas. Trata-se de uma ação política e cultural que visa reverter as dinâmicas históricas de opressão e invisibilidade das mulheres e pessoas de gênero dissidente no universo da arte e da cultura popular. Ao longo de sua trajetória, o Circo di SóLadies | Nem SóLadies tem demonstrado como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de contestação e mudança, ao mesmo tempo em que cria um ambiente de acolhimento e empoderamento.

As ações fazem parte do projeto “Dez Anos de Palhaçaria Feminista” contemplado no edital Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo,  Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .

Informações: www.facebook.com/circodisoladies, www.instagram.com/circodisoladies e circodisoladies.com.br

Serviço: Conferência 10 Anos de Palhaçaria Feminista

Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies e participações especiais

Sinopse: A Conferência 10 Anos de Palhaçaria Feminista celebra a trajetória do Circo di SóLadies | Nem SóLadies, refletindo sobre a importância da arte com viés feminista e as lições aprendidas ao longo de uma década. O evento contará com a participação de diversos grupos artísticos e o lançamento do e-book “10 Anos de Palhaçaria Feminista”.

Quando: 30 de abril de 2025 (quarta-feira) – Horário: 19h às 22h
Local: Espaço Cultural Circo di SóLadies | Nem SóLadies – Rua Pedro Soares de Almeida, 55 – Vila Anglo – São Paulo – SP
Grátis – Classificação Livre 
Lugares Limitados e Transmissão on-line
Reserva de ingresso através do formulário: https://forms.gle/1SKxzcbkgzbR7XuFA

Artigo Anterior

Investigação sobre fraude no INSS aumenta pressão sobre Carlos Lupi

Próximo Artigo

PF prende quatro policiais de São Paulo suspeitos de cobrar propina de funkeiros

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!