
Uma missão espanhola descobriu que sangue menstrual tem potencial para fertilizar plantas em Marte. A Hypatia 2 simulou condições de vida no planeta para investigar formas de obter alimentos no espaço e as astronautas usavam coletores menstruais.
Segundo a Deutsche Welle, o uso de coletores foi uma iniciativa para normalizar a ideia de que mulheres podem viajar ao espaço sem interromper o ciclo menstrual. Duas delas estavam no período durante a missão e testaram o sangue como fertilizante natural.
“É surreal, mas até agora nenhum estudo científico se preocupou em provar que o sangue menstrual é de fato um fertilizante natural eficaz”, afirmou a geóloga Marina Martínez, que participou do estudo, promovido em parceria com pesquisadores do Hospital Sant Pau, em Barcelona, na Espanha.
A tripulação ficou isolada por duas semanas em fevereiro, com restrições de comida e água na Estação de Pesquisa do Deserto Marciano (MDRS), localizada nos Estados Unidos. Neste período, eles realizaram diversos experimentos e os resultados foram publicados nesta segunda (7).

Para comprovar que o sangue menstrual tem efetividade, eles misturaram a substância com água e aplicaram em algumas raízes, que brotaram mais rápido que a amostra não fertilizada. Para Martínez, a descoberta é benéfica porque astronautas podem ter brotos verdes como alimentos em missões espaciais, já que eles costumam se alimentar somente de comida desidratada.
Outra integrante da tripulação, Jennifer García Carrizo, afirmou que a visão masculinizada da ciência sempre fez com que pesquisadoras usassem métodos hormonais para suspender suas menstruações e evitar desperdício de absorventes não recicláveis.
Outro objetivo da missão era investigar o impacto sobre o corpo das mulheres em condições de simulação em Marte. Testes avaliaram aspectos como mobilidade e restrições alimentares na composição corporal. Uma das conclusões preliminares é que elas mantiveram peso e força, mas perderam massa muscular.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line