O GGN estreia, nesta segunda-feira (26/05), às 20h30, o quadro “Semana de Defesa da Ciência no Brasil”, a ser transmitido durante o programa TVGGN 20 Horas [confira o link abaixo]. Na abertura da série, o jornalista Luis Nassif entrevista a presidenta da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, biomédica e primeira mulher a presidir a instituição.
A proposta é lançar luz sobre os impactos das recentes limitações orçamentárias impostas pelo governo federal, escancarando os entraves à manutenção das universidades públicas e à produção científica, ao mesmo tempo em que aponta saídas para proteger e reconstruir o sistema nacional de ciência e educação.
Em meio ao congelamento de R$ 31,3 bilhões no Orçamento de 2025, para atender às exigências do novo arcabouço fiscal, universidades e institutos federais enfrentam restrições adicionais. Um decreto do governo Lula estabeleceu que, entre maio e novembro, os órgãos públicos só poderão utilizar cerca de 61% por mês do limite autorizado para despesas discricionárias, aquelas que não incluem salários e aposentadorias. Na prática, isso compromete o funcionamento cotidiano das instituições de ensino e pesquisa.
Entre as entidades que se manifestaram contra a medida estão a ABC e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Ambas alertaram para o risco de paralisação das atividades universitárias. “A decisão de liberar apenas no final do ano um terço dos recursos previstos inviabiliza o funcionamento básico dessas instituições, comprometendo de forma severa o funcionamento das universidades federais brasileiras, bem como afetando diretamente a manutenção de suas atividades administrativas, acadêmicas e científicas ao longo do ano”, diz a nota conjunta. Confira a íntegra da nota aqui.
Nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com reitores das universidades federais para anunciar uma possível recomposição orçamentária para o setor.
A programação da Semana de Defesa da Ciência segue até sexta-feira:
– Terça-feira (27): entrevista com Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência);
– Quarta-feira (28): participação de José Daniel Diniz Melo, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior);
– Sexta-feira (30): presença do professor da USP, Daniel Cara.
Acompanhe o programa TVGGN 20 Horas ao vivo, a partir das 20h30, no link abaixo: