
O primeiro-ministro da província canadense de Ontário, Doug Ford, afirmou nesta terça-feira (11) que não “hesitará” em interromper as exportações de energia elétrica para os Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar prejudicando as famílias canadenses com a guerra comercial.
“Se entrarmos em uma recessão, ela será chamada de recessão Trump”, declarou Ford em entrevista à CNBC. “Essa é a última coisa que eu quero fazer. Eu quero enviar mais eletricidade para os EUA, para nossos aliados mais próximos ou nossos melhores vizinhos do mundo. Quero enviar mais eletricidade”, acrescentou.
As declarações ocorreram após Trump anunciar uma tarifa adicional de 25% sobre o aço e alumínio canadenses, elevando a taxa para 50%. A decisão foi uma retaliação à sobretaxa de 25% imposta por Ontário sobre a eletricidade exportada para os EUA.
Ford destacou que a energia elétrica é uma “ferramenta em nosso arsenal”, no contexto da guerra comercial promovida pelo republicano. “À medida que ele [Trump] continua prejudicando as famílias canadenses, as famílias de Ontário, eu não hesitarei em fazer isso. Essa é a última coisa que eu quero fazer”, afirmou.
Em resposta às ameaças da província de Ontário, a Casa Branca disse que “seria sensato se o Canadá não cortasse a eletricidade para os americanos”.
Veja o vídeo: