Cidadania como Espetáculo: Trump avalia reality show com imigrantes em disputa pelo “sonho americano”

Em mais um movimento no mínimo controverso sobre a política migratória dos Estados Unidos, o governo Donald Trump estuda a aprovação de um reality show em que imigrantes competiriam pela cidadania americana. A proposta foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), que afirmou estar avaliando ideias “fora da caixa”.

O projeto, apresentado pelo produtor canadense-americano Rob Worsoff, prevê que candidatos à cidadania enfrentem uma série de desafios semanais, com direito a eliminação no fim de cada episódio — fórmula já consagrada no entretenimento, mas agora aplicada a um dos processos mais sérios de qualquer nação: a concessão de cidadania.

O cenário inicial seria Ellis Island, símbolo histórico da imigração americana, onde milhões de estrangeiros chegaram no século XX em busca de oportunidades. Agora, sob a lente do entretenimento, o local serviria como palco para testar quem é “mais americano”, de acordo com critérios ainda não detalhados, mas que, segundo o Wall Street Journal, incluirão tarefas como buscar ouro em minas ou montar peças de carro em equipe.

Worsoff afirma que a proposta tem tom positivo e que o objetivo não é deportar perdedores. “Não é ‘se você perder, vamos enviá-lo em um barco para fora do país’”, disse. Ainda assim, a premissa do programa levanta sérias questões éticas e políticas.

O DHS tenta legitimar a ideia sob o argumento de que há um esforço para “reviver o patriotismo e o dever cívico” no país. No entanto, o projeto reflete mais uma faceta do populismo midiático de Trump, ex-estrela de reality shows como The Apprentice, e sua obsessão por espetacularizar decisões de governo com forte apelo ideológico.

Acompanhe as últimas notícias:

Artigo Anterior

Efeito Lula: Real é uma das moedas que mais se valorizou frente ao dólar no ano

Próximo Artigo

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!