O Festival Internacional de Poesia da Juventude (Youth Poetry Festival in China), organizado pela Associação Chinesa de Escritores, ocorrerá no final de julho nas cidades de Pequim e Hangzhou. Entre os mais de 80 poetas participantes, destaca-se a presença da escritora pernambucana e vereadora Cida Pedrosa, autora de “Araras Vermelhas” (2022) e “Solo para Vialejo” (2019), obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2020. Cida será acompanhada por outros seis poetas brasileiros: Ana Rüsche, Júlia de Carvalho Hansen, Lubi Prates, Luiza Romão, Rodrigo Luiz P. Vianna e Thiago Ponce de Moraes.

O evento, que contará com a participação de autores dos países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), tem como mote um verso do poeta clássico Zhang Jiuling (673–740), “Time Together Across The World”. Segundo o comitê organizador, “esta citação representa a nossa grande expectativa pela poesia, os nossos votos apreço pela juventude e o desejo de amizade”. A seleção de poemas dos participantes será reunida em uma antologia, com tradução para o chinês. “Os jovens poetas, a principal força atual da criação poética em todo o mundo, representam a esperança e o futuro da literatura”, afirma a organização.

Os poetas brasileiros têm em comum o reconhecimento de seus trabalhos em premiações nacionais e internacionais. Ana Rüsche, Lubi Prates e Thiago Ponce de Moraes foram finalistas do Prêmio Jabuti, distinção que também foi conquistada por Cida Pedrosa e Luiza Romão. Rodrigo Luiz P. Vianna recebeu o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional. A pernambucana ainda recebeu o Prêmio Guerra Junqueiro Lusofonia e o Prêmio APCA; enquanto Luiza Romão é semifinalista do Prêmio Oceanos. Lubi Prates também é finalista do Prêmio Rio de Literatura.