Entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro de 2025, de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h, com entrada gratuita, a Cia de Teatro Acidental (@ciadeteatroacidental), estreia temporada do espetáculo Coro dos que dão as costas, na Sala Multiuso do Teatro Arthur Azevedo, na Mooca.

“Coro dos que dão as costas” propõe uma experiência teatral radical, que desafia o papel tradicional do espectador e subverte o desejo de ver, identificar e controlar quem está em cena. Ao se recusar a ser plenamente decifrado, o espetáculo convida o público a uma vivência sensorial e coletiva, profundamente inquietante e provocadora.

Com dramaturgia de Artur Kon e direção de Artur Kon, Cauê Gouveia, Mariana Dias e Mariana Otero, a montagem segue em um fluxo de palavras, sons e movimentos. Construída sem pontos finais e sem uma narrativa linear, a peça é guiada por vozes, movimentos e sensações, evocando a força coletiva de um coro. 

Dando continuidade às investigações iniciadas em sua montagem anterior, “Coro dos solitários, ou Sonhamos ser Robinson Crusoé”, a nova criação da companhia mergulha em mais um desafio: um grupo de atores e atrizes está em cena, mas nunca de frente para o público. “É como se uma regra — imposta ou escolhida — os obrigasse a manter-se de costas. Um gesto que, em vez de romper o teatro, talvez o reinscreva sob novas formas de presença e escuta”, afirma a companhia.

Neste novo trabalho, os integrantes da Cia Acidental se afastam da atuação para ocupar exclusivamente a direção, convidando um grupo de artistas formado por Alyce Luna, Arthur Sebbast, Lucas Miyazaki, Maria Basulto, Nina Giovelli e Rafael da Costa. A orientação artística é da diretora e pesquisadora Janaína Leite.

A peça integra o projeto “Cia de Teatro Acidental: Modos de ser muitos”, contemplado na 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, e é resultado do percurso iniciado em 2024. 

Informações: www.instagram.com/ciadeteatroacidental e www.facebook.com/teatroacidental

Ficha Técnica – Direção: Artur Kon, Cauê Gouveia, Mariana Dias e Mariana Otero. Artistas criadores: Alyce Luna, Arthur Sebbast, Lucas Miyazaki, Maria Basulto, Nina Giovelli e Rafael da Costa. Dramaturgia: Artur Kon. Provocação artística: Janaína Leite. Preparação corporal: Isis Andreatta. Preparação vocal: Marilene Grama. Iluminação e trilha sonora: Cauê Gouveia. Pensamento visual: Renan Marcondes. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Assistente de produção: Mariana Dias. Produção: AnaCris Medina. 

Serviço: Espetáculo “Coro dos que dão as costas” – Com Cia de Teatro Acidental

Sinopse: Um grupo de atrizes e atores sobre o palco, mas não vemos seus rostos. Eles se recusam a ficar de frente para nós, ou são impedidos de fazê-lo por alguma força desconhecida. Se o teatro é a arte do encontro, o que significa esse gesto? Como seguir com a peça se não podemos ficar cara a cara? Será que dar as costas é uma forma de desdém ou um convite? Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos

Quando: 28 a 31 de agosto e 04 a 07 de setembro de 2025 – Horários: Quintas a sábados às 20h, Domingos às 18h – Ingressos: Gratuitos, distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro

Onde: Teatro Arthur Azevedo – Sala Multiuso – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020 – Acessibilidade: Rampas de acesso e elevador – Capacidade: 70 lugares – Estacionamento: Sim

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/08/2025