Na tarde desta quarta-feira (25), todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. O estado de atenção foi decretado às 16h56 e finalizado às 19h15, após diversas vias da capital serem tomadas pela água.
A região de Itaquera, na Zona Leste, foi classificada em estado de alerta, que indica um nível mais grave de risco devido às condições meteorológicas adversas.
Até as 18h46, mais de 46 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo, de acordo com a concessionária Enel. Esse número caiu para 41,9 mil por volta das 19h. O Corpo de Bombeiros também registrou sete chamadas para quedas de árvores e duas ocorrências relacionadas a enchentes na região metropolitana.
De acordo com o CGE, a combinação do calor com a alta umidade, devido à brisa marítima, favoreceu a formação de chuvas fortes na cidade. Moradores da Bela Vista, na região central, relataram o transbordamento de um bueiro na Rua Plínio Barreto devido à intensidade da chuva.
Já na Zona Oeste, a Avenida Pompeia ficou completamente alagada, conforme registrado por uma moradora, que relatou que, com apenas dez minutos de chuva, a via já ficava alagada.
No cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima, na Zona Oeste, o nível da água subiu tanto que a via se transformou em um rio. De acordo com o radar meteorológico da Prefeitura, as áreas mais afetadas pela chuva incluem Pinheiros, na Zona Oeste, a região da Sé, no Centro, e a Vila Mariana, na Zona Sudeste.
O CGE alerta que uma mudança significativa nas condições climáticas está prevista para os próximos dias. A chegada de uma frente fria ao estado, em conjunto com o canal de umidade vindo da região Centro-Norte do Brasil, deverá provocar volumes expressivos de precipitação, especialmente entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27).
Na quinta-feira (26), a previsão é de uma madrugada nublada, com pancadas isoladas de chuva que tendem a se intensificar ao longo do dia. A intensidade das chuvas será elevada, o que resultará em volumes significativos de precipitação, tanto na capital quanto nas cidades vizinhas da Grande São Paulo. As temperaturas devem variar entre mínima de 20°C e máxima de 24°C, e a umidade do ar permanecerá alta, com valores mínimos em torno de 75%.
Já na sexta-feira (27), com o solo já encharcado e a continuidade das chuvas, o risco de transtornos aumenta, e novos alagamentos podem ocorrer durante as precipitações. A previsão é de temperaturas mínimas de 20°C e máximas de 25°C, com umidade do ar em torno de 75%. A instabilidade do tempo continuará a exigir atenção para possíveis problemas, como alagamentos e quedas de árvores.
Confira alguns vídeos:
eu adoro como a chuva transforma São Paulo. ganhamos uma linda cachoeira de presente de Natal na av. Rebouças pic.twitter.com/1IrLOJuk1t
— mari 🦨