A Xpeng Inc. está procurando um local de fabricação na Europa, tornando-se a mais recente montadora chinesa de veículos elétricos a procurar mitigar o impacto das tarifas de importação construindo seus carros na região.
A parceira chinesa da Volkswagen AG está nas etapas iniciais de seleção de um local na União Europeia como parte de seu plano futuro de localizar a produção, disse o CEO Yang Fan em uma entrevista à Bloomberg, em sua sede em Guangzhou, China, na quinta-feira.
A empresa espera construir capacidade em áreas com “riscos trabalhistas relativamente baixos”, acrescentou Yang, observando que a Xpeng também planeja estabelecer um grande centro de dados na Europa, já que a coleta eficiente de software se torna essencial para os recursos de condução inteligente dos carros.
Yang manteve que o amplo plano da Xpeng de se globalizar não será impactado por tarifas mais altas, embora tenha notado que alguns “lucros dos países europeus serão reduzidos após o aumento das tarifas”.
Estabelecer uma base de fabricação na Europa colocaria a Xpeng entre o crescente número de montadoras chinesas de veículos elétricos, incluindo BYD Co., Chery Automobile Co. e Zeekr da Zhejiang Geely Holding Group Co., que estão buscando construir produção na região para minimizar o impacto da decisão da União Europeia de aumentar as tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China para até 36,3%. A Xpeng enfrentará uma tarifa adicional de 21,3%.
As tarifas adicionais europeias são apenas um aspecto de uma disputa comercial global mais ampla. Os EUA impuseram tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses que podem ultrapassar 100%, enquanto as duas maiores economias do mundo disputam uma indústria que cresceu rapidamente em parte graças aos subsídios de Pequim.
As ações comerciais só aumentaram os desafios enfrentados pela empresa de 10 anos nos últimos anos. A Xpeng também lutou com vendas domésticas fracas, disputas de planejamento de produtos e uma prolongada guerra de preços no mercado chinês. Seu preço das ações mais que caiu pela metade desde janeiro.
A montadora entregou cerca de 50.000 veículos no primeiro semestre, apenas cerca de um quinto das vendas mensais da BYD Co. Embora a perspectiva de entrega para o trimestre atual tenha superado as estimativas dos analistas, a receita projetada ficou bem aquém das expectativas, de acordo com seu último relatório trimestral.
Um ponto positivo para a Xpeng é sua parceria de um ano com a VW. Centenas de funcionários da montadora alemã estão agora trabalhando em sua sede em Guangzhou. Gerentes de nível vice-presidente de ambos os lados se reúnem pelo menos uma vez por semana, disse Yang, observando que a empresa está “fazendo todos os esforços para garantir que a parceria funcione bem”.
Um exemplo de como a colaboração está beneficiando a empresa chinesa está na gestão de cadeias de suprimentos complexas. Com a ajuda da Volkswagen, a margem bruta da Xpeng no segundo trimestre subiu para 14% em comparação com -3,9% no ano anterior.
Vantagem em IA
A Xpeng também vê sua expertise em inteligência artificial e recursos avançados de assistência à condução como um diferencial para ganhar espaço na Europa. É por isso que terá que estabelecer um grande centro de dados na região antes de poder introduzir esses recursos, disse Yang.
A Xpeng, listada nos EUA, também investiu fortemente em pesquisa e desenvolvimento relacionados à IA, incluindo seus próprios chips, disse Yang, destacando que os semicondutores terão um papel mais crítico nos veículos “inteligentes” do que as células de bateria.
“Vender um milhão de carros movidos por IA por ano será um pré-requisito para as empresas que finalmente emergirão como vencedoras nos próximos 10 anos, em que o motorista humano talvez toque no volante menos de uma vez por dia, em média, durante seu trajeto diário”, disse Yang. “Vamos ver empresas lançando esses produtos a partir de 2025, e a Xpeng estará entre elas.”
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