China e Irã discutem avanços recentes sobre questão nuclear.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se nesta quarta-feira em Pequim com o chanceler iraniano Seyed Abbas Araghchi, em uma conversa na qual ambos os lados trocaram opiniões detalhadas sobre os últimos avanços relacionados ao programa nuclear do Irã.

Wang, que também integra o Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, destacou que Pequim segue comprometida com uma solução política e diplomática para a questão nuclear iraniana, e se opõe ao uso indevido da força e às sanções unilaterais ilegais.

O chanceler chinês afirmou que a China valoriza o compromisso do Irã em não desenvolver armas nucleares, reconhece seu direito ao uso pacífico da energia nuclear e apoia o diálogo entre Teerã e todas as partes envolvidas — incluindo os Estados Unidos — para defender seus direitos e interesses legítimos por meio de consultas e negociações.

Wang ressaltou que esse esforço contribui para a manutenção do regime internacional de não proliferação nuclear e favorece a paz e a estabilidade regionais.

Araghchi, por sua vez, elogiou o papel relevante e construtivo desempenhado pela China na promoção de uma solução política e diplomática para a questão nuclear, e manifestou disposição em manter comunicação e coordenação estreitas com Pequim.

Xinhua
Sem biografia disponível
23 de abril de 2025
Global Times

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/04/2025