Cientista de materiais estrela do MIT, Wang Jiangtao, se junta à Universidade de Pequim após período nos EUA.

Wang Jiangtao, ex-aluno da Universidade Tsinghua conhecido por suas pesquisas inovadoras, é agora investigador principal e orientador de doutorado na prestigiada instituição chinesa.

Segundo o site da universidade, Wang está colaborando com o vice-presidente da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais, professor Zhang Jin, enquanto mantém seus próprios projetos de pesquisa independentes.

Em 2009, Wang começou seus estudos em física na Universidade Tsinghua, uma das melhores da China. Concluiu seu doutorado na mesma instituição em 2018.

No ano passado, Wang foi agraciado com um prêmio do Fundo Nacional para Jovens Cientistas Excelentes, programa dedicado a atrair cientistas chineses que atuam no exterior para retornar ao país.

Após cinco anos como pesquisador de pós-doutorado e dois anos como cientista pesquisador no MIT, Wang teve seu nome incluído no site oficial da Universidade de Pequim neste mês.

Desde cedo, Wang demonstrou aptidão para pesquisa científica, mostrando tanto talento quanto ética de trabalho exemplar.

Sua pesquisa principal na Tsinghua focou nos mecanismos de crescimento controlável de nanotubos de carbono (CNTs), estudo altamente sensível a interferências ambientais. Para minimizar perturbações, Wang conseguia ficar completamente imóvel e em silêncio durante experimentos noturnos.

Durante sua pós-graduação na Tsinghua, Wang publicou 12 artigos e foi indicado ao Prêmio Estrela Acadêmica em Ascensão da universidade.

Após receber o principal prêmio por Tese de Doutorado Excepcional da Tsinghua e ser reconhecido como graduado exemplar, Wang continuou pesquisando CNTs como pós-doc e cientista pesquisador no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT.

Ele obteve avanços significativos em arranjos verticais de CNTs semicondutores de alta pureza, além de desenvolver filmes de grafeno monolayer nanoporosos com distribuição de tamanho de poros precisamente ajustável.

De acordo com o Google Scholar, Wang publicou 27 artigos revisados por pares e detém um total de 47 patentes nos Estados Unidos e China.

Suas publicações em revistas de prestígio como Nature, Nature Catalysis, JACS e Nano Letters receberam coletivamente mais de 2.000 citações.

Autor: Shi Huang (repórter de ciência baseado em Pequim, cobrindo ciências da vida, medicina e pesquisas de fronteira. Anteriormente trabalhou para Sanlian Lifeweek e DXY)
Fonte: South China Morning Post
Data: 16 de abril de 2025 (publicado às 14:00, atualizado às 14:02)

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025