China revela pela primeira vez detalhes do submarino nuclear Type 094.
O Exército de Libertação Popular (PLA) da China revelou pela primeira vez detalhes técnicos do submarino nuclear balístico Type 094, durante a comemoração do 76º aniversário da Marinha chinesa. A divulgação marca um raro gesto de transparência sobre uma das principais armas estratégicas do país.
Segundo as informações apresentadas nos painéis da exposição, o submarino tem um deslocamento submerso de 11 mil toneladas, velocidade máxima de 30 nós e pode operar a uma profundidade de até 400 metros. Esses dados diferem das estimativas anteriores, que apontavam 9 mil toneladas de deslocamento, 20 nós de velocidade e profundidade operacional de 300 metros.
Os painéis também detalharam o tamanho do submarino da classe Jin: cerca de 135 metros de comprimento, 13 metros de largura e 8 mil toneladas de deslocamento em superfície.
O Type 094 está armado com 12 mísseis balísticos JL-2 com ogivas nucleares e alcance de aproximadamente 7 mil quilômetros — o suficiente para atingir o nordeste dos Estados Unidos a partir das águas próximas à costa chinesa.
É a primeira vez que os militares chineses divulgam especificações do submarino desde sua entrada em serviço em 2007. A embarcação já havia participado de desfiles navais em 2018 e 2019, mas sem detalhes técnicos revelados.
O Departamento de Defesa dos EUA considera o Type 094 como a primeira peça “crível” da tríade nuclear marítima da China — a capacidade de lançar armas nucleares por terra, mar e ar.
A Marinha chinesa opera pelo menos seis submarinos desse tipo e, segundo o Pentágono, está desenvolvendo uma nova geração: o Type 096. O relatório militar mais recente dos EUA estima que a construção do novo modelo deve começar em breve e entrar em operação no final da década de 2020 ou início dos anos 2030.
Diferente dos submarinos de ataque, que atuam em grupos com porta-aviões, os submarinos balísticos são projetados para operações furtivas e geralmente operam sozinhos. Alimentados por reatores nucleares, podem permanecer submersos por meses, prontos para executar um ataque nuclear.
Um dos desafios enfrentados pelos submarinos chineses era o ruído excessivo, que os tornava fáceis de detectar. Essa falha foi amplamente corrigida nos últimos anos. A versão mais recente, Type 094A, em serviço desde 2020, é considerada muito mais silenciosa e está equipada com mísseis JL-3, com alcance superior a 10 mil quilômetros — capazes de alcançar praticamente toda a parte continental dos EUA a partir do Mar do Sul da China.
O futuro Type 096 deverá carregar até 24 mísseis JL-3, além de ser ainda mais silencioso e contar com sensores e armamentos mais avançados.
Liu Zhen
Liu Zhen é repórter do South China Morning Post desde 2015 e trabalhou anteriormente na Reuters, em Pequim.
2 de maio de 2025
South China Morning Post