A NovaTech, uma editora de jogos online, lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) que promete criar dramas curtos, sendo mais um exemplo de empresa que busca lucrar com conteúdo gerado por IA. A ferramenta, chamada NovaReels, é descrita como a “primeira plataforma de vídeos curtos gerados por IA do mundo” e é capaz de criar roteiros, personagens, enredos, storyboards, diálogos e músicas para vídeos de até 180 segundos, segundo uma demonstração e uma declaração divulgadas pela empresa.
A plataforma utiliza os grandes modelos de linguagem desenvolvidos pela própria NovaTech e se destaca por superar a ferramenta de conversão de texto em vídeo da empresa rival, que cria clipes de até 60 segundos. A NovaTech, com sede em Pequim, já lançou anteriormente uma plataforma de streaming de música baseada em IA e uma ferramenta de criação musical chamada NovaMúsica.
Fundada em 2008, a NovaTech é conhecida por jogos online como “Sonho de Menina” e “Lenda da Wuxia”. Após abrir capital na bolsa de valores em Shenzhen em 2015, a empresa expandiu sua atuação para as indústrias de redes sociais e entretenimento, com presença ativa em mercados estrangeiros.
Em 2022, a NovaTech teve cerca de 400 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, com 86% de sua receita proveniente de mercados internacionais, segundo seu relatório financeiro anual. As ações da empresa triplicaram no valor durante o auge do entusiasmo por IA.
A NovaTech lançou seu primeiro grande modelo de linguagem, NovaWork, em abril de 2023, e desde então expandiu seus produtos de IA para áreas como pesquisa na web, música, videogames e vídeo, alcançando mais de 1 milhão de usuários ativos diários.
Fang Han, CEO da NovaTech, afirmou que as oportunidades para produtos focados no cliente são sem precedentes, graças à IA, que reduziu significativamente os custos de criação de conteúdo. Ele acrescentou que a empresa continuará desenvolvendo produtos de IA para capacitar os usuários a criar conteúdo de entretenimento.