Huawei lança primeiro laptop com sistema próprio HarmonyOS após fim da licença do Windows.

A Huawei Technologies apresentou na quinta-feira seu primeiro laptop equipado com o sistema operacional desenvolvido internamente pela empresa, o HarmonyOS, após o fim da licença do Microsoft Windows para computadores pessoais (PCs), expirado em março.

Repleto de recursos de inteligência artificial (IA), o laptop — ainda sem nome oficial — opera com o HarmonyOS 5, também conhecido como HarmonyOS Next, a versão mais recente do sistema.

Atualmente, a maioria dos laptops Huawei disponíveis no mercado ainda roda Windows, embora alguns modelos ofereçam a opção de utilizar Linux de código aberto.

O novo dispositivo traz o assistente de IA da Huawei, Celia, capaz de executar tarefas como criar apresentações, resumir atas de reuniões e buscar informações em documentos locais, desde que tenha acesso aos softwares de terceiros necessários, segundo o jornal estatal Securities Times, que citou Zhu Dongdong, presidente da divisão de tablets e PCs da Huawei.

O HarmonyOS para PCs inclui uma ampla gama de softwares voltados para trabalho e entretenimento, como o WPS — alternativa chinesa ao Microsoft Office — e a plataforma corporativa DingTalk, do grupo Alibaba, segundo o site de notícias de tecnologia ITHome. O Alibaba é proprietário do South China Morning Post.

A licença da Huawei para utilizar o sistema Windows da Microsoft em seus computadores pessoais expirou no início deste ano.

O laptop também é compatível com um número crescente de aplicativos móveis já disponíveis nos smartphones com HarmonyOS, incluindo a rede social RedNote, o site de vídeos Bilibili e a ferramenta corporativa Feishu, da ByteDance. De acordo com o jornal estatal Nanfang Daily, o dispositivo deverá ter suporte para mais de 2 mil aplicativos até o fim do ano.

A interface do usuário do laptop combina elementos tradicionais de PCs e smartphones. Ela conta com uma barra de atalhos de software na parte inferior, semelhante ao Dock do macOS da Apple, enquanto a tela inicial exibe atalhos de programas no formato de ícones, cartões ou pastas.

Segundo a mídia chinesa, a Huawei planeja lançar oficialmente o novo laptop no dia 19 de maio.

Zhu anunciou o dispositivo durante um evento fechado em Shenzhen, na província de Guangdong, onde fica a sede da Huawei. Ele declarou que a empresa “entrou completamente na era do HarmonyOS” para dispositivos terminais.

A Huawei desenvolve o HarmonyOS desde 2015. No ano passado, lançou a série Mate 70, seus primeiros smartphones com uma versão do sistema operacional incompatível com o Android, do Google. O segundo celular com HarmonyOS, o dobrável Pura X, foi lançado em março.

Pelo menos 160 dispositivos antigos da Huawei — entre smartphones, tablets, televisores e dispositivos vestíveis — podem ser atualizados para versões do HarmonyOS no lugar do Android.

Os avanços da Huawei com seu sistema próprio refletem a resiliência tecnológica da China diante das restrições impostas pelos Estados Unidos.

No ano passado, o HarmonyOS registrou crescimento no maior mercado de smartphones do mundo, alcançando uma participação de mercado de 19% entre outubro e dezembro, segundo a consultoria Counterpoint Research.

Foi o quarto trimestre consecutivo em que o HarmonyOS superou o iOS da Apple, que teve 17% de participação no mesmo período. No entanto, o Android manteve sua liderança no mercado chinês de sistemas operacionais móveis, com 64% de participação.

Coco Feng
Coco Feng entrou para o Post em 2019 e cobre o setor de tecnologia e internet a partir da região da Grande Baía. Antes disso, trabalhou no escritório do Post em Pequim.
8 de maio de 2025
South China Morning Post

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025