Aramco firma acordo com a BYD para desenvolver novas tecnologias em veículos elétricos.

A Saudi Aramco, maior exportadora de petróleo do mundo, e a chinesa BYD, uma das principais fabricantes globais de veículos elétricos, assinaram um acordo para explorar colaborações no desenvolvimento de tecnologias para novos veículos de energia. A parceria visa combinar pesquisas, encontrar novas soluções tecnológicas e melhorar a eficiência no transporte, de acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira. Detalhes adicionais ou prazos para possíveis avanços na cooperação ainda não foram informados.

O acordo representa uma mudança significativa para a Aramco, cuja trajetória até aqui esteve fortemente associada à promoção de motores a combustão interna. A empresa saudita já investe em pesquisas para novas tecnologias de transporte, mas tem concentrado esforços principalmente em combustíveis de baixo carbono e melhorias nos motores convencionais. Entre suas iniciativas está uma participação de 10% na joint venture Horse, criada com a Renault e a Geely, voltada para o desenvolvimento de novos sistemas de motorização.

Segundo Ali A. Al-Meshari, vice-presidente sênior de tecnologia da Aramco, a colaboração com a BYD faz parte da estratégia da empresa de buscar abordagens múltiplas para apoiar uma transição energética prática e realista. “Estamos explorando diversas maneiras de otimizar a eficiência do transporte, desde combustíveis inovadores de baixo carbono até conceitos avançados de motorização”, afirmou.

A aproximação da Aramco com a BYD se insere num contexto mais amplo da estratégia da Arábia Saudita para diversificar sua economia além do petróleo. Sob a liderança do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, o país busca criar um polo doméstico de fabricação de veículos, com o objetivo de que, até 2030, um terço dos carros em circulação no reino sejam elétricos. A meta é parte de um plano ainda maior de alcançar a neutralidade de emissões líquidas até 2060.

O Fundo Soberano Saudita (PIF) já é o principal acionista da fabricante de veículos elétricos Lucid Motors e lançou a marca própria Ceer para impulsionar a indústria automotiva local. Recentemente, a Tesla também abriu operações no país, em um movimento visto como um voto de confiança no futuro do mercado saudita de veículos elétricos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/04/2025